"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Monte Verde/M.G. - CHAPÉU DO BISPO 2.030 metros - 01/08/2009

 
(Chapéu do Bispo - 2.030 metros - Monte Verde/M.G.)

TRILHAS DE MONTE VERDE

5ªTrilha - Trilha do Chapéu do Bispo - Data: 01/08/2009
Trilha de Nível: Baixo
Serra da Mantiqueira - Minas Gerais

Localização: Município de Camanducaia/Monte Verde/M.G.
Extensão: 1,4 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 2.030 metros

Percurso: +ou- 1 hora e 30 minutos
Piso da Trilha: ?

Características Ambientais: ?
Atrativos desta Trilha: Pequenas grutas, prática de Alpinismo e vista de Monte Verde.

(Escalaminhada no Chapéu do Bispo)

ANÁLISE DA TRILHA: É uma trilha considerada de nível baixo, mas com trechos íngremes e cansativos, em alguns locais é necessário parar para contemplar a beleza e se refrescar com água ou isotônico. Na trilha ainda se encontram ferros fincados nas pedras para os praticantes de Alpinismo e Escalada. Existem entre as pedras pequenas grutas que formam caminhos por dentro delas e saem na trilha novamente. O mirante lá do alto, pode-se contemplar Monte Verde com suas lareiras ascesas e que dão o aspecto de você estar em território estrangeiro, típico dos Alpes Suiços. Esta pedra como o nome diz, tem o formato de um chapéu de bispo. A descida é muito mais tranquila que a subida sendo aproveitada e executada por pessoas de diferentes idades. Nunca se esqueça de vir preparado para as trilhas, tendo um condicionamento físico bom, roupas adequadas e equipamentos apropriados para o trekking.

 
(Brasil acima de tudo...ame-o ou deixe-o!)

Monte Verde/M.G. - TRILHA DO PINHEIRO VELHO 31/07/2009

 (Trilha do Pinheiro Velho - Monte Verde/M.G.)

TRILHAS DE MONTE VERDE

4ªTrilha - Trilha do Pinheiro Velho - Data: 31/07/2009

Trilha de Nível: Baixo
Serra da Mantiqueira - Minas Gerais

Localização: Município de Camanducaia/Monte Verde/M.G.
Extensão: 1,4 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: ?

Percurso: +ou- 30 minutos
Piso da Trilha: ?

Características Ambientais: ?
Atrativos desta Trilha: Vegetação nativa, Araucárias centenárias com mais de 200 anos e Pinheiro Velho com mais de 500 anos.

(Ponte na trilha do Pinheiro Velho)

ANÁLISE DA TRILHA: É uma trilha tranquila e plana, com poucas subidas, apenas se atente em épocas de chuva com a lama, pois ela beira um riacho, podemos avistar árvores nativas e araucárias centenárias. Esta trilha tem o nome de Pinheiro Velho porque ali está localizado o mais antigo pinheiro de Monte Verde, que tem mais de 500 anos; na trilha existem pontes que podemos tirar fotos bonitas e a fonte. O ponto de chegada natural para quem percorre a Trilha do Pinheiro Velho é o aeroporto (na verdade, apenas uma pequena pista de pouso com um hangar, mas que ostenta orgulhosamente uma placa com os dizeres: "AEROPORTO DE MONTE VERDE - O mais alto do Brasil - ALT. 1560 m"). Leve apenas o necessário, como água e máquina fotográfica. Ida e volta tranquila.

(Taí o Majestoso...mais de 500 anos!)

MonteVerde/M.G. - PLATÔ 1.900 metros - 30/07/2009

 (Platô 1.990 metros - Monte Verde/M.G.)

TRILHAS DE MONTE VERDE

3ªTrilha - Trilha do Platô - Data: 30/07/2009

Trilha de Nível: Baixo
Serra da Mantiqueira - Minas Gerais

Localização: Município de Camanducaia/Monte Verde/M.G.
Extensão: 2 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 1.900 metros

Percurso: +ou- 2 horas
Piso da Trilha: ?

Características Ambientais: ?
Atrativos desta Trilha: Mirante para fotos e pequenas cachoeiras.

 (Montanha gelada - Inverno na suiça mineira)

ANÁLISE DA TRILHA: É uma trilha considerada de nível baixo, mas na minha opinião moderada, pois ela é consideravelmente inclinada do início ao fim da trilha. É necessário muito esforço físico para se atingir o topo do mirante. No decorrer do trajeto, existem pequenas cachoeiras que descem pela montanha, mas não incentivo ninguém a beber dela, pois não é limpa, e fiquei alguns dias passando mal por conta dela não ser tratada. O topo na parte do Mirante é belo e impossível não parar para tirar fotos. Leve bastante água tratada, não encha suas garrafinhas com a água da montanha e leve alguns suprimentos leves e que lhe dêem energia para a subida. Na hora da descida não se esqueça de levar o bastão para não forçar os joelhos, e tome cuidado com as pedras irregulares que podem causar torções de tornozelo.

 
(Nem tudo é o que parece ser...queda livre!)

Hoje é o Dia da Árvore - Plante esta idéia

Este Blog é Verde!
21 de setembro

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia a chegada da primavera, no dia 23, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.

No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.


(Araucaria angustifolia - Região Sudeste do Brasil- Julho 2010 - by Bravim)

Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.

Leia mais....acessando este link ou clicando no Blog ou na foto: http://www.diadaarvore.org.br/

domingo, 19 de setembro de 2010

Monte Verde/M.G. - TRILHA DAS CORREDEIRAS DE ITAPUÁ 28/07/2009

 (Corredeiras de Itapuá - Monte Verde/M.G.)

TRILHAS DE MONTE VERDE

2ªTrilha - Trilha das Corredeiras de Itapuá
- Data: 28/07/2009
Trilha de Nível: Médio
Serra da Mantiqueira - Minas Gerais

Localização: Município de Camanducaia/Monte Verde/M.G.
Extensão: 4 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal:
?
Percurso: +ou- 2 horas
Piso da Trilha: ?

Características Ambientais: ?
Atrativos desta Trilha: Rio Itapuá e Cachoeira.

 (O Barulho das águas...um belo som da natureza)

ANÁLISE DA TRILHA: Esta trilha podemos considerar de nível médio, pois existem trechos em que precisamos pisar em pedras e inclusive no próprio rio, para transpor alguns obstáculos no caminho. O barulho das águas da corredeira é o maior atrativo da trilha, pois o silêncio quebrado apenas pelo ciclo natural das águas é um convite ao bem estar. Levando-se o básico de suprimentos e água, podemos ter energia suficiente para percorrer seus quase 4 Km de extensão, neste percurso as águas são o maior chamariz, e ao fim da trilha, damos de cara com a majestosa cachoeira que deságua no rio Itapuá. Um pouco de cansaço físico no retorno, não tirou o brilho das fotos belas que tiramos de recordação desta trilha exuberante.

 (Imperdível essa trilha...águas e pedras rolando juntas.)

Trilhas de Monte Verde/MG - PEDRA REDONDA 1.990 metros - 27/07/2009

Monte Verde é uma distrito da cidade de Camanducaia/MG localizada à 168 Km de São Paulo. Sua altitude é de 1.554 metros, e tem como características principais a natureza e o frio na temporada de inverno. Monte Verde é a segunda cidade/distrito mais alta do Brasil, perdendo apenas para Campos do Jordão com 1.628 metros. O que diferencia Monte Verde de Campos do Jordão é a hospitalidade e a simplicidade do povo local, diferentemente do primo rico de São Paulo, com sua hostentação e pouca cordialidade.
Considerada a suiça mineira, Monte Verde está localizada em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira.

Vou postar aqui nossas caminhadas até as montanhas. Esta sequência de trilhas não fazem parte do passaporte Trilhas de São Paulo, são trilhas que percorremos por conta própria e em nossas viagens de Inverno. Elas contam como distâncias percorridas na marcação do nosso hodômetro de caminhadas.

 (Pedra Redonda - 1.990 metros - Monte Verde/M.G.)

TRILHAS DE MONTE VERDE

1ªTrilha - Trilha da Pedra Redonda
- Data: 27/07/2009
Trilha de Nível: Baixo
Serra da Mantiqueira - Minas Gerais

Localização: Município de Camanducaia/Monte Verde/M.G.
Extensão: 3,4 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 1.990 metros
Percurso: +ou- 1 hora e 30 minutos
Piso da Trilha: ?

Características Ambientais: ?
Atrativos desta Trilha: Portal das Montanhas, Cume Plano como um Terraço, Cabana Fim-do-Mundo.

(Quase no topo, visão deslumbrante.)

ANÁLISE DA TRILHA: Nesta data, o tempo estava um pouco nublado, e com características de que iria chover. Partimos com provisões e água para uma trilha simples. Na mochila poucos equipamentos além da máquina fotográfica. A trilha é bem sinalizada e de fácil acesso até o Cume. Esta é a Pedra mais conhecida e frequentada da região, por ser considerada de nível fácil. Sua inclinação é bem acentuada e exige um pouco de esforço na subida, e deve-se tomar cuidado pra não escorregar em épocas de chuva. Na minha opinião o vislumbre da parte mais alta, foi o ponto chave e satisfatório da trilhagem, pois conseguimos fotos maravilhosas nossas, com as nuvens aos nossos pés, e um ar frio e refrescante ao mesmo tempo tocando nosso corpo. Já na descida fomos surpreendidos pela chuva, e como não estávamos "bem" preparados para a trilha, nos esquecemos de um ítem obrigatório na Mochila: a Capa de Chuva. Bom fica aqui um alerta de estarmos "Sempre Alerta", de que a Natureza tem suas próprias vontades, e devemos nos adaptar a ela.

 
 (Acima das nuvens, no limite dos 1.990 metros de altitude.)

domingo, 12 de setembro de 2010

PE da Cantareira - TRILHA DA CACHOEIRA 11/09/2010

 
(3ª Trilha - Trilha da Cachoeira - PE Cantareira)

3ª Trilha - Trilha da Cachoeira - Data: 11/09/2010
Trilha de Nível: Médio
Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Engordador

Localização: Município de São Paulo
Extensão: 3 Km (ida e volta)
Perfil de Altitudinal: 844/895 metros
Percurso: +ou- 1 hora
e 30 minutos
Piso da Trilha: Terra e Cascalho
Características Ambientais: Floresta Atlântica de Planalto

Atrativos desta Trilha: Viveiro, represas, diversas quedas d'água, Cachoeira do Engordador, antigo posto de captação da Sabesp, Riacho Engordador.

 (Rolando: Pedra e Asfalto! - pelo Núcleo Engordador*Cantareira)

ANÁLISE DA TRILHA: Na nossa opinião trilha um pouco puxada e de dificuldade moderada mesmo, mas pode ser vencida por crianças e idosos bem preparados. Ela é sinalizada, mas em alguns momentos torna-se um pouco confusa a quilometragem das placas, dando-se a impressão de haver mais de 3 km de percurso. É interessante notar as árvores dessa floresta, muitas delas possuem o nome em placas de madeira; existem no decorrer da trilha 3 quedas d'água, riacho com pedras, e se estiver atento é fácil a visualização de macacos bugios e serelepes; Nesta data tivemos um pouco de dificuldade em conhecer melhor as cachoeiras, pois no decorrer da trilha existiam grupos grandes e que não cooperavam para o silêncio habitual dos praticantes de trekking e caminhada visando a observação e contato direto com a natureza. Nessa trilha existem diversos pontos para se tirar fotos, pois a paisagem de floresta e corredeiras são perfeitas para se clicar. Não esqueça de levar suprimentos e água, pois pausas são necessárias para se reabastecer; importante frisar também o uso de repelente e protetor solar.

(Uma das cachoeiras do Núcleo Engordador na Cantareira)