"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sábado, 26 de março de 2011

O BLOG Pedra e Asfalto participando da HORA DO PLANETA

O que é?
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Quando?
Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Onde?

No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

Pelo segundo ano consecutivo e pela primeira vez como BLOG, nós da equipe Rolando Pedra e Asfalto, estaremos participando da Hora do Planeta.

Vemos este momento, como uma pequena amostra de conscientização para os problemas relacionados ao meio ambiente...sabemos que somente isto não irá salvar o planeta, mas será uma semente plantada pra um futuro melhor para os nossos filhos...

Desligar-se daquilo que nos prende, apagando as luzes, vai nos dar uma hora de reflexão!!! Reflita e pense, no que irá fazer depois de ascendê-las.


(Clipe Oficial do Evento 2011)

sábado, 19 de março de 2011

PE do Jaraguá - SÃO PAULO/SP

O PARQUE: As primeiras notícias do local datam do início do século XVI quando o governador da Provincia, Martim Afonso de Souza, contribuiu para o início do ciclo do ouro e o Grande Casarão. A exploração do ouro estendeu-se até meados do século XIX, quando a atividade econômica principal passou a ser o cultivo do café. A partir daí a fazenda Jaraguá passa por vários proprietários até 1940, quando foi adquirida pelo Governo do Estado; em 1961 foi criado o Parque Estadual do Jaraguá.
Hoje a Fundação Florestal é responsável pelo local, tendo como principais atribuições: proteger seus Recursos Naturais, incentivar a Pesquisa e promover a Educação Ambiental.
O Parque Estadual do Jaraguá abriga um dos últimos remanescente de Mata Atlântica da região Metropolitana de São Paulo. Seu perfil singular promovido pelas montanhas que recortam o horizonte e perfazem uma altitude de 1.135 m, tornam o parque um atrativo natural raro na cidade.
O Parque Estadual do Jaraguá esta localizado na região noroeste da cidade de São Paulo mais precisamente no bairro do Jaraguá tendo como vizinho os bairros de Perus, Pirituba, Parque São Domingos e o Municipio de Osasco. A região passa por transformações imobiliarias tornando-se um grande centro de empresas de logistica.

(Subida até o cume do Pico - 2ª investida)

Amplitude Altitudinal: 700 à 1.135 45º 44'W

Amplitude de Temperaturas: Clima CFb - Temperado de inverno seco, caracterizado por duas estações climáticas bem demarcadas, uma quente e úmida - verão, e outra fria e seca - inverno. Temperatura média anual de 20ºC. Temperatura média mais fria 18º C

Principais Ecossistemas Representados: Mata Atlântica e Campo de Altitude.

Principais Espécies de Flora:
Palmeiras, palmito-juçara, samambaiaçu, guapuruvu, paineira, figueira, jatobá, aroeira, cambará, gameleira, angico, quaresmeira, manacá-da-serra, ipê, cedro, jequitibá, Pau-Jacaré, Pau-ferro, Araribá, embaúba, Goiabeira, Pitangueira, xixá, Bromélias, Orquídeas e outras.

Principais Espécies de Fauna: Grande variedade de aves como: tucano de bico verde, pica-pau branco, pica-pau de banda branca, pica-pau de cabeça amarela, pica-pau anão, martim-pescador grande, Martim pescador pequeno, Martim pescador verde, garça-branca, Garça Moura, socó, biguá, biguatinga, mergulhão, saíra-sete-cores, bem-ti-vi, beija-flor, periquito, João Barbudo, Gavião Carijó, Caracará, PavóTeiú,
Algumas espécies de mamíferos como: macaco-prego, veado-Mateiro, bicho-preguiça, jaguatirica, ratão-do-banhado, furão, quati, sagüi e outros.
Espécies variadas de répteis como lagartos, Teiú, Cagados, jabutis e cobra dentre as quais podemos citar a cobra coral e Jararaca.
Uma imensa variedade de espécies de insetos como borboletas e outros além de uma espécie endêmica.
Muitas espécies de aranhas tais como, caranguejeira, aranha marrom, armadeira e outras.

Fonte: http://www.fflorestal.sp.gov.br/

(...Foto tirada do Pico do Jaraguá - 1.135m - "Teto de Sampa"...ao fundo o Pico do Papagaio - 1.127m.)

***TRILHA DAS QUATRO PONTES - Campos do Jordão/SP 06/03/2011***

(Trilha das Quatro Pontes - PECJ - Horto Florestal - Campos do Jordão/SP)

Trilha: Trilha das Quatro Pontes - Data: 06/03/2011
Trilha de Nível: Baixo
Parque Estadual de Campos do Jordão - Horto Florestal
Localização: Município de Campos do Jordão
Distância: 165 km de São Paulo
Extensão: 1 Km - "Utilizamos como Início das Trilhas do Passaporte (Campos e Cachoeira)"
Perfil Altitudinal: ?
Percurso: +ou- 25 minutos
Piso da Trilha: Terra
Características Ambientais: Floresta Atlântica de Encosta.
Atrativos desta Trilha: Lago das Ninféias, Rio Sapucaí, Pontes e as Pontes Pênsil.
 (Ponte Pênsil sobre o Rio Sapucaí)

ANÁLISE DA TRILHA: Uma trilha bastante tranqüila; utilizamos ela como início para as trilhas mais cansativas. Seu percurso é bem simples, não necessita de muito preparo físico. Existe uma placa indicativa da distância e tempo médio à ser percorrido por ela. Neste mesmo local, consideramos o início da trilha; ao caminharmos alguns metros já nos deparamos com a primeira ponte pênsil, sobre o rio Sapucaí, que por sinal estava bastante sujo por conta de uma semana de chuvas na região. Tiramos algumas fotos e continuamos a caminhada. Ao atravessarmos a ponte nos deparamos com um lago, repleto de ninféias, e infestado de rãs que emitiam um som bastante "engraçado", como se estivessem reclamando de nossa presença por ali. Diversas Araucárias pintavam o cenário ao nosso redor. A trilha também possui pontes pequenas, que estavam bastante escorregadias por serem de madeira, e por terem algum limo causado por conta da umidade e sombra. A trilha chegou ao seu fim assim que nos deparamos com a placa da outra trilha adiante...a trilha dos campos, na qual já postei sua análise. Na próxima postagem sobre aventuras, estarei colocando aqui nossa primeira escalada ao topo da Pedra do Baú. 
Abçs. Fábio
 
(Araucárias climatizadas no PECJ)

terça-feira, 15 de março de 2011

PE de Campos do Jordão (Horto Florestal) - TRILHA DA CACHOEIRA 06/03/2011

(13ª Trilha - Trilha da Cachoeira - PE de Campos do Jordão - Horto Florestal) 

13ª Trilha - Trilha da Cachoeira - Data: 06/03/2011
Trilha de Nível: Baixo
Parque Estadual de Campos do Jordão - Horto Florestal
Localização: Município de Campos do Jordão
Distância: 165 km de São Paulo
Extensão: 4,7 Km (ida e volta) - Fizemos esta trilha em continuação da Trilha dos Campos - 3,525 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 1.528/1.573 metros
Percurso: 2 hora
s - Fizemos em +ou- 1 hora e 30 minutos
Piso da Trilha: Terra
Características Ambientais:
Mata de Araucárias, Podocarpus (floresta ombrófila mista)
Atrativos desta Trilha: Ribeirão e Cachoeira do Galharada, Orquidário e Viveiro


(Trilha de Lama - Chuva nos Campos)

ANÁLISE DA TRILHA: A trilha da Cachoeira do Galharada, foi realizada em continuação da Trilha dos Campos, ambas de nosso passaporte das trilhas. (Obs.: No local em que iniciamos a trilha da Cachoeira: contamos 3,525 km, de ida e volta até a sede e não 4,700 Km como está no passaporte, pois ela foi a continuação da trilha anterior; a Trilha dos Campos). No decorrer da caminhada, com chuva fina e intensa, nos deparamos com um Totem de madeira, que indicava o caminho certo a percorrer e o Instituto de Pesca. Nesse passeio podemos avistar uma cachoeira artificial, que pertence ao Instituto de Pesca e diversos tanques de estudo. A trilha a nossa frente encontrava-se com bastante lama, o que dava a sensação de selvagem ao local. No caminho até a Cachoeira observamos a presença de diversas pessoas despreparadas, que vieram até o local da trilha sem cuidados especiais, o que causa um grande impacto na trilha. Pelo caminho encontramos nossas lindas e exuberantes bromélias com suas cores vivas. Fizemos uma pausa para o lanche e hidratação, pois antes de chegarmos de fato, ao final de nossa caminhada, já havíamos nos cansado bastante na trilha dos campos de altitude. Ao chegarmos ao final de nossa aventura, uma frase do Chefe Seatle de 1854, sobre a terra nos chamou à atenção. O barulho das águas chega a ser melodia aos nossos ouvidos, pois a água incansável das pedras rolam em direção ao ribeirão Galharada. Fotos são inevitáveis, pois a paisagem que se tem é linda e entusiasmante. Se o tempo estivesse com Sol, com certeza um refrescante banho em suas águas geladas seria um regozijo. Muitas fotos depois retornamos nosso curso em direção à Sede, e passamos na lojinha do parque para alguns souvenirs. A trilha é uma ótima dica pra quem não tem um preparo físico adequado ou é iniciante na prática do Trekking.
Próxima postagem...em breve...Abçs! Fábio

(Cachoeira Galharada - "O Som das Pedras")

sábado, 12 de março de 2011

PE de Campos do Jordão (Horto Florestal) - TRILHA DOS CAMPOS 06/03/2011

(12ª Trilha - Trilha dos Campos - PE de Campos do Jordão - Horto Florestal)

12ª Trilha - Trilha dos Campos - Data: 06/03/2011
Trilha de Nível: Médio
Parque Estadual de Campos do Jordão - Horto Florestal
Localização: Município de Campos do Jordão
Distância: 165 km de São Paulo
Extensão: 3 Km
Perfil Altitudinal: 1.540/1.660 metros
Percurso: 1 hora e 30 minutos
Piso da Trilha: Terra
Características Ambientais: Campos de Altitude, Reflorestamento e Floresta Ombrófila Mista.
Atrativos desta Trilha: Mirantes Naturais e as Araucárias.
 (Mirantes Naturais - Os Campos de Altitude com as Araucárias ao fundo)

ANÁLISE DA TRILHA: A Trilha dos Campos, inicia-se com a placa do Passaporte, no qual já estamos habituados a encontrar, nas trilhas já realizadas por nosso grupo. Realizemos esta trilha em continuação da trilha das Quatro Pontes. Ao iniciarmos a subida, já podemos avistar as montanhas e a paisagem mais predominante das Angustifolias. Nesta data, o dia havia amanhecido com um pouco de nebulosidade, e estava ameaçando uma chuva a qualquer hora, o percurso em si é um pouco cansativo na subida, pois é uma trilha de campos de altitude. No primeiro quilómetro, existe uma parada pra observação e hidratação, com um banquinho de madeira e informações sobre a trilha a ser percorrida. Um pouco mais acima o tempo começou a fechar , nuvens negras estampavam o céu, mas ainda não havia começado a chover. Conseguimos tirar algumas fotos, com paisagens em três planos distintos; a vegetação predominante do campo de altitude onde nos encontrávamos, as montanhas mais próximas e as mais distantes na linha do nosso horizonte. (Ver a segunda foto acima). Após uns 10 dias de chuva intensa a trilha de terra ainda apresentava pontos escorregadios, tendo alguns cuidados caminhamos sem maiores problemas. Chegamos ao cume e iniciamos a descida numa área de reflorestamento, onde observamos a presença da fauna e da flora, como pássaros, teias de aranhas , borboletas, cogumelos muito grandes, pegadas e fezes de animais que habitam a região. Ao chegarmos na parte da floresta, uma espécie de samambaias rasteiras nos chamou bastante atenção, pois davam um contraste na paisagem. Após tirarmos algumas fotos, foi a hora de tirarmos as capas de chuva da mochila. Com 2,5 Km de caminhada, chegamos na entrada de outra trilha, a trilha Celestina que estava interditada no momento. Bem próximo dali avistamos uma pequena queda d'água, que proporcionava um som agradável das águas correndo em direção ao rio. Esta caminhada continuou para a trilha da Cachoeira, na qual estarei postando em breve aqui. Até!
(Caminho de terra - Araucária Solitária)

PECJ - Horto Florestal - CAMPOS DO JORDÃO/SP

O PARQUE: O Parque Estadual de Campos do Jordão - PECJ, conhecido regionalmente como Horto Florestal., foi criado em 27 de março de 1941, compondo, atualmente uma área de 8.341 hectares, e ocupando um terço da superfície municipal.
O Parque abriga importante remanescente da Mata Atlântica, num mosaico com três fisionomias básicas: a mata de Araucária e Podocarpus, os Campos de Altitude e a Mata Nebular. Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

(Ninféias localizadas na Trilha das Quatro Pontes)

As maiores extensões contíguas de pinheiros de todo o sudeste brasileiro se distribuem em vales profundos e morros com altitudes entre 1.030 e 2.007 metros, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, na àrea de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira.
O Parque Estadual de Campos do Jordão, em função da política de incentivo e fomento do reflorestamento com espécies vegetais exóticas, na época de sua criação, teve uma grande área reflorestada com coníferas introduzidas. Os 2000 hectares que se encontravam degradados receberam plantio principalmente de coníferas do gênero Pinus (elliotti e taeda) as quais deverão ser suprimidas através de manejo florestal adequado, possibilitando a regeneração da vegetação natural do local.

(Mata de Araucária - vista da Trilha dos Campos) 

CRÍTICA Construtiva: Minha crítica a respeito do Parque Estadual de Campos do Jordão, vem do fato de não termos recebido FOLDERS, de informações sobre o mesmo. Conversando com os monitores locais, pude perceber o descaso das instituições responsáveis, que não mandam materiais para distribuição à mais de um ano. Em relação as pessoas nas quais conversamos, as informações foram bem transmitidas e não ficaram dúvidas. Agora quanto a materiais de distribuição...nota Zero!
Outra crítica vem em relação a alguns visitantes do local, que não respeitam a natureza existente, e não entenderam que ao se visitar um local de conservação, faz-se necessário alguns preparativos e cuidados para serem tomados visando a harmonia do ambiente a ser visitado. É importante ressaltar, que ao se visitar um Parque Estadual, se deve ter em mente que o mesmo não é um Shopping Center, e é necessário tomar-se alguns cuidados quanto a vestimenta e o comportamento, pois o local é para ser dividido com os verdadeiros moradores do local, menos acostumados com o barulho e a competição dos seres humanos...nossos amigos da FAUNA e da FLORA. É muito "chato" ter que repetir, mas é o mais comum, de ser observado nas trilhas que percorremos...Às vezes falta CULTURA e DISCERNIMENTO para determinadas pessoas...ou seja, EDUCAÇÃO!...precisamos mudar este pensamento...A NATUREZA agradece.
Obrigado. Fábio V. Bravim