"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sábado, 27 de agosto de 2011

***TRILHA DA MINHA DEUSA (Pedra Grande) - Atibaia/SP 07/08/2011***

 (Trilha da Minha Deusa/Pedra Grande - Serra do Itapetinga - Atibaia/SP)

Trilha: Trilha da Minha Deusa - Data: 07/08/2011
Trilha de Nível: Médio
Serra do Itapetinga
Localização: Município de Atibaia
Distância: 65 km de São Paulo
Extensão: 5 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 803/1.450 metros
Percurso: +ou- 4 Horas
Piso da Trilha: Terra e Rocha
Características Ambientais: Campos de Altitude, Mata Atlântica e Floresta Latifoliada.
Atrativos desta Trilha: Pequeno riacho com água potável; mirantes em dias de boa visibilidade de 7 municípios da região; prática de Voô Livre, Escalada e outros Esportes.

 
(...Ipê Amarelo enfeitando o início da nossa caminhada...)

 
  (...e se quiser saber pra onde eu vou...é pra lá que eu vou...)

 
(...riacho, pra refrescar do sol intenso...)
 
 (...seguindo a Minha Deusa...)

  (...Paisagens belas...)

  (...Ao fundo avistamos a Pedra Grande e o Pico do Cocurutu...)

ANÁLISE DA TRILHA: O início da nossa aventura se dá pelo condomínio fechado Flamboyant, próximo de onde ocorrem os pousos do Vôo Livre; entramos pela portaria e deixamos nosso carro dentro do condomínio, onde rumamos à pé até o início das trilhas demarcadas. Chegando ao local, podemos perceber que houve um possível vandalismo, pois aonde deveria estar a placa das três trilhas do local, estava apenas a informação do P.E. de Itapetinga, e o restante da madeira que sobrou da placa informativa se encontrava no chão. Bem, sem saber ao certo se estávamos na trilha conhecida como MINHA DEUSA, iniciamos a caminhada. Uma pequena subida marcou o início do trekking; ali enormes pedras são avistadas e não muito fácil de serem vencidas. Nesse dia fazia muito calor, e constantes paradas foram obrigatórias, principalmente para hidratação. Após uns 35 minutos de caminhada, chegamos até um riacho de água cristalina, gelada e revigorante. Refrescamos um pouco e aí sim começamos pra valer a subida mais íngreme que já enfrentamos pelas trilhas; a partir daqui as três trilhas se juntam. Nesta fase da trilha existem grandes erosões no solo, enormes "fendas" que dificultam ainda mais a subida. Muitas paradas depois, conseguimos chegar à um nível mais plano, onde existe uma placa indicando uma propriedade particular à esquerda; então rumamos à direita seguindo uma trilha por cima das pedras, onde vários mirantes nos deslumbraram com sua exuberância. Mais alguns metros à frente e já avistamos a planície da Pedra Grande e todo seu enorme platô. Ao fundo, observamos também o ponto culminante da Pedra Grande na Serra de Itapetinga, o Pico Cocuruto, com seus mais de 1.490m de altitude. Chegamos totalmente esgotados, mas com a sensação de mais uma montanha alcançada. Lá de cima o visual é inexplicável, e a emoção de alcançá-lo com as próprias pernas, não tem preço. Chegando lá, ficamos algum tempo contemplando a paisagem natural, nos hidratamos, comemos um lanche, descansamos, tiramos algumas fotos e retornamos à trilha. Na descida, um pouco cansados ainda, sentimos um pouco o sol, que ainda estva muito forte. Sempre, quando iniciamos uma descida das montanhas, são aonde acontecem os acidentes, portanto ficamos alerta e tivemos pequenos contratempos, sem muita gravidade. A descida se tornou perigosa por conta do solo seco e escorregadio, e por forçar demasiadamente os joelhos e tornozelos. Esta trilha é muito cansativa e requer um bom preparo físico, portanto esteja bem preparado pra enfrentar tanto a subida quanto a descida da Pedra Grande. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente pelo e-mail, ou post um comentário...Valeu! Equipe Rolando: Pedra e Asfalto!

  (...Pico do Cocurutu 1.490m - ponto culminante da Serra do Itapetinga...)

 
(...Planície da Pedra Grande, onde saltam para o Vôo Livre...)

(...Planície da Pedra Grande, onde saltam para o Vôo Livre...)

(...foto envelhecida no platô da pedra...)

[...Jose Newton já dizia: "Se subiu, tem que descer"...]

sábado, 13 de agosto de 2011

Monte Verde/M.G. - 3ª Subida na PEDRA REDONDA 1.990 metros - 20/07/2011

(3ª Subida ao topo da Pedra Redonda - 1.990 metros - Monte Verde/M.G.)

TRILHAS DE MONTE VERDE

10ªTrilha - Trilha da Pedra Redonda
- Data: 20/07/2011
Trilha de Nível: Baixo
Serra da Mantiqueira - Minas Gerais

Localização: Município de Camanducaia/Monte Verde/M.G.
Extensão: 3,4 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 1.990 metros
Percurso: +ou- 1 hora e 30 minutos
Piso da Trilha: ?

Características Ambientais: ?
Atrativos desta Trilha: Portal das Montanhas, Bromélias e seu cume plano como um terraço.

 (...Do alto de uma pedra, eu via a terra...em transe profundo!!!)

(Dando uma força....pro Greenpeace; ajudando a salvar nossas florestas...)

ANÁLISE DA TRILHA: Nesta data refizemos a trilha da Pedra Redonda, pela terceira vez consecutiva em três anos. O que podemos observar que a trilha já está bastante transitada por turistas de todos os lugares de São Paulo, Interior de São Paulo e outros Estados. Para a cidade e pro Turismo local isso é bárbaro...mas pra quem busca paz e tranquilidade nas montanhas, já se tornou um lugar um pouco agitado. Bom, a trilha continua bem sinalizada, é uma subida íngreme e cansativa, mas gratificante como sempre, por ser um mirante exuberante, lá de cima! Não esqueça de levar máquina fotográfica, água e um belo par de botas, pois qualquer escorregão ou descuido em uma pedra, pode acabar com o passeio. Desta vez, levamos um passômetro (WALK MATE), e podemos conferir que a extensão da caminhada até o pico, indo e voltando, deu 3,4 Km, em ritmo moderado para lento, e não como 926 metros de extensão só para ir como mostra no informativo turístico de Monte Verde. A equipe Pedra e Asfalto indica como lugar obrigatório pra curtir natureza, trilha e descanço, mas lembrando que em época de férias o lugar está bastante agitado. Valeu e até nossa próxima parada...Abçs! Fábio Bravim

 (...Nas alturas, num dia de Sol, eu e a Nicole...)

  (...Paisagem natural, subir e descer montanhas, nada disso tem preço!...)

 (...Andar à pé, é o combustível que nosso coração precisa!!!...)

sábado, 6 de agosto de 2011

Escalaminhada na PEDRA DO SELADO - Serra da Mantiqueira SP/MG - 18/07/2011

 (Trilha da Pedra do Selado - 2.082 metros - Serra da Mantiqueira SP-MG)

Trilha - Trilha da Pedra Partida - Data: 18/07/2011
Trilha de Nível: Alto
Serra da Mantiqueira - São Paulo/Minas Gerais
Localização: Município de Camanducaia/Monte Verde/M.G.
Extensão: 12,5 Km (ida e volta)
Perfil de Altitude: 2.082 metros
Percurso: 6 horas 
Piso da Trilha: ? 
Características Ambientais: ?
Atrativos desta Trilha: Paisagens do alto da Serra da Mantiqueira, Rapel, Escalaminhada e o Livro de Cume para assinar no alto da Pedra do Selado.

 
(Paisagens fantásticas ao longo da trilha, no alto da Serra...)

(...A maior montanha atingida pelo Grupo Rolando: Pedra e Asfalto, por enquanto...)

(...um pequeno Rapel, pra subir e descer da Pedra...Obs.: Valeu Gregório "Bob Laden"...)

 (...O Livro de Cume da chegada ao topo da Pedra...Assinado!...Missão Cumprida!...)

 
(...Segurando o manto sagrado...no topo da verdadeira Pedra do Selado - lado Paulista!...) 
ANÁLISE DA TRILHA: Iniciamos a trilha às 11:00 hs, nos preparamos tanto física como psicologicamente, pois sabíamos que esta trilha seria de nível difícil e bem cansativa. A trilha é bem demarcada até o Platô, mas já bem puxada pela subida íngreme do início do percurso. Nesta data o dia estava ensolarado e com um pouco de vento, mas uma temperatura bem agradável, porém com um ar muito seco. Tiramos algumas fotos no Platô e partimos pra nossa busca pelo topo da Pedra do Selado, e de lá uma placa indicava o caminho a se percorrer para atingir-mos nosso objetivo. A partir dali a trilha é bastante agradável pois é plana e no meio da mata. Muitas plantas e flores são observadas neste trajeto. Subindo um pouco, paramos num mirante, para observar a cidade de Monte Verde/MG, tirar fotos e beber água. Seguindo adiante adentramos numa propriedade particular, numa área de reserva legal, de uma empresa de papéis e prosseguimos caminhando pro entre paisagens exuberantes. Ali do alto já era possível ver diversas pedras e a cadeia de montanhas da Serra da Mantiqueira. Caminhando à beira de grandes precipícios fomos chegando perto de uma pedra onde se localiza o Livro de Cume do Selado. Ao longo desta trilha passamos pelo marco geodésico da APA Fernão Dias - M-014, onde logo à frente avistamos uma janela de pedras, que fica logo abaixo de onde fica o Livro de Cume do Selado. Lá existe uma escolha, ou você faz a subida, por uma escalaminhada ou se arrisca saltando uma fenda aberta entra as pedras. Pra nossa sorte existia uma corda pra fazer a subida, colocada por um Guia de Montanha da região - o Gregório; onde pedimos licença para utilizá-la e subimos sem grandes problemas pra registar nosso nome e do nosso grupo no livro colocado no alto da pedra. Tiramos algumas fotos, empunhando a bandeira de São Paulo e descemos no Rapel para continuar até nosso destino final - A PEDRA DO SELADO. A partir daqui a trilha se torna muito mais difícil, pois não existe um caminho muito bem marcado, a trilha se perde por conta da vegetação da mata fechada, e às vezes temos que nos agachar para passar em pequenos espaços. Reserve um pouco de paciência para ir adiante! Após um esforço físico intenso, chegamos enfim às 14:00 na esperada PEDRA DO SELADO ou como dizem em Minas PICO DO SELADO. Lá o vento é intenso e muito forte, mas a sensação de que o corpo está em êxtase se intensifica pela paisagem e a missão cumprida de mais uma montanha explorada. Tiramos fotos, lanchamos, e descansamos um pouco apreciando a linda paisagem lá do alto. Após arriarmos nossa bandeira da Pedra do Selado, partimos rumo à descida do Cume. Lembrando sempre que ali apenas nos encontrávamos "no meio do caminho", pois havia ainda três horas de caminhada pela frente. Sem maiores problemas na volta; apenas um pouco de cansaço normal, voltamos contemplando novamente a paisagem à nossa volta, com algumas pequenas pausas para nos hidratar. Aventura fantástica e adrenalina pulsante! Rumo ao Top Nine9 de Sampa! Abçs e até mais uma trilha da equipe Rolando: Pedra e Asfalto!
Fá e Ni
 
 (...Fá e Ni, em mais uma aventura...)

  (...Wesley, Fábio e Nicole; esta foto foi tirada pela própria Pedra do Selado...kkk!!!)

 
(...S2...)
 
(...Estas são as Minhas Coisas Bellas...http://minhascoisasbellas.blogspot.com/)

 
(...Apontar, preparar e decolar..."para o alto e avante")