"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

***MONTANHA LEITE SOL - Bragança Paulista/SP - 28/08/2011***

 (Serra do Leite Sol - Bragança Paulista/SP)

Trilha: Trilha da Montanha Leite Sol - Data: 28/08/2011
Trilha de Nível: Médio
Serra do Leite Sol
Localização: Município de Bragança Paulista
Distância: 83 km de São Paulo
Extensão: 6,5 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 817/1.125 metros
Percurso: +ou- 2 Horas
Piso da Trilha: Terra, Grama e Rocha
Características Ambientais: Mata Atlântica de Altitude
Atrativos desta Trilha:Vista da cidade de Bragança Paulista, diversas pedras e platôs.

(Início da trilha, na Rd. Alkindar Monteiro Junqueira Km 52, entre Itatiba-Bragança)

 (...Subindo com um sol de rachar, avistando a parte mais alta...)

 (...Paredes com mais de 45º graus de inclinação...)

 (...parada obrigatória para a contemplação do lugar...)

 (...mais uma montanha: 1.125 metros...)
ANÁLISE DA TRILHA: Iniciamos esta trilha às 10:50 hs do dia 28/08/2011. Nesta data estava um sol muito forte, e a caminhada que poderia ser de nível Baixo, se tornou uma caminhada de nível Médio, devido as condições do ar seco e temperatura alta. Chegamos ao Km 52 da Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira e deixamos nosso carro no posto Ale, em frente à borracharia. Dali mesmo, do outro lado da rodovia pode-se observar uma porteira branca, de propriedade particular, na qual tentamos contato com o dono e infelizmente não conseguimos. Nos informamos com o pessoal do posto e eles falaram que não havia problema de ser feita a caminhada até o topo da montanha, pois o local mesmo sendo de propriedade particular, não é proibido para a prática de esportes de aventura. Bom, adentramos ao local, e seguimos uma trilha de terra, beirando a uma cerca de arame farpado, onde passamos por diversos cupinzeiros e um rebanho de vacas pastando dos dois lados da cerca. Com o forte calor, tivemos que parar por diversas vezes para hidratação. A trilha fica mais complicada a medida que vamos avançando em direção ao topo da montanha, pois os obstáculos naturais, vão se formando. Rochas, e platôs íngremes vão deixando o percurso mais difícil e cansativo. A partir daqui o preparo físico é indispensável. Chegamos ao topo da montanha Leite Sol, às 11:48 hs e paramos para contemplar a bela cidade de Bragança Paulista, seus lindos campos e sua paisagem rica em verdes montanhas. É interessante que aonde pisávamos, apareciam diversos Lagartos, saídos de suas tocas; nada mais natural, sendo que os invasores éramos nós. Depois de descansar, comer um lanche, tirar fotos e repor as energias, foi hora de voltar. Estávamos num sol de rachar e decidimos adiantar um pouco a descida, que fizemos sem grandes problemas; como toda descida, fizemos com cuidado, utilizando-se do bastão de trekking para diminuir o impacto nos joelhos, já que o esforço da descida é tão duro, quanto a subida. Chegamos ao final da trilha às 13:18 hs. Muito boa esta aventura. Espero que vocês, curtam este lugar. Abçs! Fábio Bravim

 (...visual de Bragança Paulista, descida da montanha...)

 (...pedra sobre pedra...essa se rolar, cai no asfalto!!!...)

 (...posto Ale, onde é possível deixar o carro, perto da borracharia...)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

***PEDRA DO SANTUÁRIO (PEDRA GRANDE) - Pedra Bela/SP 20/08/2011***

(Pedra do Santuário - escadaria inicial até o topo da Pedra)

Trilha - Pedra do Santuário (Pedra Grande) - Data: 20/08/2011
Trilha de Nível: Baixo  
Serra da Mantiqueira
Localização: Município de Pedra Bela/SP
Distância: 114 km de São Paulo
Extensão: +ou- 600 metros (ida e volta) com 634 degraus (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 1.120/1.320 metros 
Percurso: +ou- 30 minutos 
Piso da Trilha: Escadaria em Cimento
Características Ambientais: Campos de Altitude
Atrativo desta Trilha: Escadas, Igreja e a maior Mega Tirolesa do mundo.


(Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizada no alto da Pedra)

  
(...Dia nublado e com chuva, mas nas montanhas...)

(...eu e a Baby...)
 
ANÁLISE DA TRILHA: Bom, neste dia estivemos em Pedra Bela, para fazer uma trilha da Pedra do Santuário, que na verdade acabou sendo apenas um passeio. Isso porque a trilha é de nível muito baixo, e existe uma escadaria com 317 degraus, que facilita a subida até o topo da pedra. Sem muito esforço, vencemos os degraus e chegamos até a Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Lá do alto não conseguimos ver muita coisa, pois a chuva estava atrapalhando e além disso uma neblina repentina surgiu e deixou o céu totalmente opaco. Para este passeio tivemos que colocar a capa de chuva e ter paciência com o mau tempo. O interessante deste lugar é que existe uma Mega Tirolesa, que é considerada a maior do mundo, com 1.900 metros de extensão, bem no alto da Pedra do Santuário. A presença de pássaros é bastante comum, e as Seriemas deram um show, espantando a chuva. Lugar recomendadíssimo para um passeio e quem sabe o ínício de esportes de aventura. Valeu!!! Equipe Rolando: Pedra e Asfalto!

  
(...parece até cena do Exorcista...)

(...na despedida, o canto das Seriemas...)
Obs.: ...Diz a lenda que o canto deste pássaro indica o final da época das chuvas...