"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

***CACHOEIRA DOS QUATIS - BROTAS/SP - 19/02/2012***

 (...Cachoeira dos Quatis - Brotas/SP...)

Cachoeira: Cachoeira DOS QUATIS - 19/02/2012
Cuestas Basálticas - Meio Oeste Paulista
Localização: Município de Brotas/SP
Distância: 254 km de São Paulo
Localização Exata: Alto da Serra - 5 km do Distrito do Patrimônio de São Sebastião da Serra / 26 km do Centro de Brotas
Queda Livre: 46 metros
Nascente: Rio Caçoroba afluente do Rio Jacaré-Pepira
Local: Sítio turístico com estacionamento, lanchonete, restaurante, 2 piscinas de água corrente com mini-cascata, trilha para a cachoeira e com agendamento a prática do canyoning e cascading.
Entrada: É permitido o banho de cachoeira.

 
  (...Placa indicativa do nosso destino...)

Trilha: Trilha da Cahoeira Dos Quatis - 19/02/2012
Trilha de Nível: Médio
Extensão: 3,9 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 636,30 metros
Percurso: +ou- 1 hora e 30 minutos
Piso da Trilha: Terra, grama e pedras
Características Ambientais: Cerrados, Campos e Matas Ciliares ao longo do rio.
Atrativos desta Trilha: Animais pastando, Cabreúvas, Pau-d'alhos, Anjicos que são árvores centenárias do Relevo de Cuesta da Mata Atlântica original, Paredões de pedras, Prática de Canyoning/Cascading e Cachoeira dos Quatis
  
(...Início da trilha pelos campos, e um temporal armando...)

 
(...piso da trilha, muito escorregadia por sinal, principalmente após a chuva na subida...)


(...Uma das únicas fotos da cachoeira, quase perdemos a máquina, mas não perdemos a foto!...)

ANÁLISE DA CACHOEIRA:Fizemos esta trilha na sequência da Cachoeira Cassorova, pois esta trilha fica na Fazenda Cassorova também. Ao iniciarmos a nossa caminhada, o tempo já dava sinais de mudança, pois nuvens negras se aproximavam. Decidimos descer até a cachoeira assim mesmo, pois o dever nos chamava. Antes de iniciarmos a descida embrulhamos e encapamos bem os materiais que não podiam molhar e fomos sem capa de chuva,  pois mesmo que não estivesse chovendo, pensávamos em entrar na cachoeira de qualquer maneira, nos banhando e refrescando do calor que fazia. Já nos primeiros 200 metros de trilha começou uma garoa intensa, o que impossibilitou um pouco tirarmos fotos. Como a descida até a cachoeira foi sendo fácil, pois o local é bem cuidado e ainda existem cordas de proteção no barranco todo, fizemos a descida sem paradas e em menos de 40 minutos já estávamos lá para contemplação da linda cachoeira. No local sempre fica de prontidão um monitor da fazenda, e tinham também o pessoal da agência de aventura fazendo cachoeirismo com os turistas. A força das águas da cachoeira, somada ao vento forte da chuva, nos deu uma sensação de tempestade total, mas mesmo assim não deixamos de entrar na cachoeira e nos molharmos completamente. Após alguns minutos de banho, resolvemos iniciar o caminho de volta, conseguimos ainda assim arriscando o comprometimento total da máquina fotográfica registrar aquele momento único. A subida foi um pouco mais puxada pois é um aclive muito perigoso, principalmente após toda aquela chuva. Como o piso é de terra e muitas pedras soltas, consequentemente se tornou barro escorregadio e liso, com diversas poças de água por toda a trilha, mas que com cuidado e atenção conseguimos vencer. Ao subirmos mais, já quase que chegando nos campos nos encontramos com outro grupo menos preparados, e que por conta da falta de preparos fizeram com que subíssemos devagar. Fica aí a dica, tome cuidado e se prepare bem para os desafios do trekking! Ao chegarmos na fazenda, completamente encharcados, tiramos as meias e as botas sujas e molhadas, lavamos os pés e buscamos um descanço na piscina. Trilha média e que merece um certo cuidado, mas vale a pena conhecer. Uma das paisagens mais lindas de Brotas. Até galera! Abçs Fábio e equipe PedraeAsfalto!

(...de volta aos campos e encharcados, mas isso eu já sei, fazem parte da vida...)

  (...acho que tem um sapo coachando na minha bota...)

Quem quiser conhecer a Cachoeira dos Quatis: só acessar o mesmo Site Oficial da Cachoeira Cassorova, pois fica no mesmo sítio turístico: - http://www.cachoeiracassorova.com.br/index.php

sábado, 25 de fevereiro de 2012

***CACHOEIRA CASSOROVA - BROTAS/SP - 19/02/2012***

 (...Cachoeira Cassorova - Brotas/SP...)

Cachoeira: Cachoeira CASSOROVA - 19/02/2012
Cuestas Basálticas - Meio Oeste Paulista
Localização: Município de Brotas/SP
Distância: 254 km de São Paulo
Localização Exata: Alto da Serra - 5 km do Distrito do Patrimônio de São Sebastião da Serra / 26 km do Centro de Brotas
Queda Livre: 60 metros
Nascente: Rio Caçoroba afluente do Rio Jacaré-Pepira
Local: Sítio turístico com estacionamento, lanchonete, restaurante, 2 piscinas de água corrente com mini-cascata, trilha para a cachoeira e com agendamento a prática do canyoning e cascading.
Entrada: É permitido o banho de cachoeira.
 
(...Placa de início da trilha...)

Trilha: Trilha da Cachoeira Cassorova - 19/02/2012
Trilha de Nível: Baixo
Extensão: 1 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 636,30 metros
Percurso:
30 minutos
Piso da Trilha: Terra e pedras
Características Ambientais:
Cerrados, Campos e Matas Ciliares ao longo do rio.
Atrativos desta Trilha: Pequena queda d'água, Prática de Canyoning/Cascading e Cachoeira do Cassorova

(...Descida até a Cachoeira...)

 (...Correnteza levando as águas da Cassorova...)

(...Cascading/Cachoeirismo rolando solto...)

ANÁLISE DA CACHOEIRA:A trilha se inicia dentro de um sítio particular, onde é necessário pagar uma taxa de entrada para curtir os atrativos do lugar. Após pegarmos nossos apetrechos e adentrarmos ao sítio, já a nossa frente encontramos uma placa indicativa do início da trilha, que é bem leve, mas imprópria para pessoas que não estão preparadas para a aventura. A caminhada é bem leve, com uma descida escorregadia, mas que não chega a atrapalhar pois no decorrer dessa trilha existem corrimãos feitos de cordas para auxiliar tanto na descida quanto na subida. A trilha é de terra e pedras, portanto muita atenção ao descer. Mais ou menos 500 metros após iniciarmos a descida já chegamos à Cachoeira Cassorova, com 60 metros de queda livre, e uma força que impressiona e molha...rs! A cachoeira é muito utilizada para esportes radicais e a presença de equipes especializadas nesta prática é constante. A travessia para se chegar a cachoeira é feita sobre uma árvore caída e que serve de ponte para se chegar até as águas dela. Tiramos fotos, observamos os aventureiros e iniciamos a subida um pouco mais cansativa, por conta do sol e por ela ser íngreme. Paramos numa pequena queda d'água e nos refrescamos. Indicada para iniciantes no Trekking. Boa aventura, por lá...cachoeira linda e revigorante! Obrigado por sua visita! Fábio V. Bravim

(...Refrescante momento na queda d'água...)

Quem quiser conhecer a Cachoeira Cassorova: só acessar o Site Oficial - http://www.cachoeiracassorova.com.br/index.php

sábado, 4 de fevereiro de 2012

***CACHOEIRA DOS PRETOS - JOANÓPOLIS/SP - 17/07/2011***

 (Cachoeira Dos Pretos - Joanópolis/SP) 

Cachoeira: Cachoeira DOS PRETOS - 17/07/2011
Serra Da Mantiqueira - Divisa com Minas Gerais
Localização: Município de Joanópolis/SP
Distância: 108 km de São Paulo
Queda Livre: 154m
Nascente: Rio Jaguari afluente do Rio Piracicaba
Local: Conta com uma completa infra-estrutura turística: Pátio de estacionamento, lanchonete, banheiros, área de lazer, piscina natural, bicas para banho, etc.
Obs: É permitido entrar.

(...Caminho até a Cachoeira...)

 (...Placa informativa da nascente e afluente do Piracicaba...)

 
(...corredeiras "DOS PRETOS"...)

ANÁLISE DA CACHOEIRA: Estávamos nesta época em Monte Verde/MG, e decidimos conhecer a famosa Cachoeira dos Pretos em Joanópolis/SP.  Esta cachoeira é considerada a maior queda d'água do Estado de São Paulo. Nesta época do ano, inverno, as manhã são muito frias e o sol aquece um pouco esta sensação. Chegando no local, reparamos a presença de bastante pessoas, pois a infra-estrutura turística de lá permite a visitação com bastante conforto. Deixamos o carro e partimos à pé alguns metros e já nos deparamos com os 154 m de queda d'água da gigante e impressionante cachoeira da cidade. Tiramos fotos e nos aproximamos da onde nasce a afluente do Rio Piracicaba, onde há uma placa informativa. Chegando de frente pra cachoeira não há como, não paralisar e se hipnotizar com o barulho das águas e suas fantásticas corredeiras. Um vislumbre. Após alguns minutos não me contive e pressisei entrar nas gélidas águas da cachoeira. Inverno e cachoeira, não sei se combinam mas a sensação térmica, foi como se tirassem um peso de mim. As águas revigoram, e a alegria de estar num lugar encantado como aquele não tem preço! Ali, ainda existem diversos animais, espaços de lazer e alguns artezanatos locais. Recomendadíssimo pela equipe: Rolando: Pedra e Asfalto! 
Obs.: Gostaria de agradecer ao Wesley (Monte Verde), que foi nosso guia até a cahoeira. Valeu. Abçs!

(...Um dia encontro a mnha paz, na praia ou na cachoeira...)

 (...Luz do sol em Joanópolis/SP...)

  [...Eu e o Wesley (nosso guia montanhês)...]

  (...uma geral da localidade da Cachoeira Dos Pretos...)

Lenda e história da origem do nome da "CACHOEIRA DOS PRETOS"

Existem duas histórias sobre a origem do nome, uma real e uma mais fantasiosa. A segunda é da época da escravidão, onde escravos que fugiam das senzalas e os que não tinham um bom comportamento eram jogados do topo da cachoeira pelos seus senhores, como forma de castigo e exemplo para os outros escravos.
A primeira  na verdade o nome "dos Pretos" tem origem do sobrenome da família "Pretos" que era dona das terras onde está a cachoeira.
A real história está no site da PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE JOANÓPOLIS: clique no link: http://www.joanopolis.com.br/historia/cachoeira-dos-pretos-historia.html

JOANÓPOLIS - A TERRA DO LOBISOMEM


(...Nossa!!! Quem vem lá?...)

(...O lobo bom e a chapeuzinho rosa...)

 (...nós e o anfitrião da cidade...)

Conheça a História do Lobisomem de Joanópolis: http://www.joanopolis.com.br/o-lobisomem.html

e veja também os trabalhos de Marcos Bueno - o criador oficial do lobisomem: http://www.marcosbueno.com.br - Vale a pena conhecer o trabalho dele; em casa mesmo eu tenho uma miniatura do lobisomem professor criado por ele e vendido na cidade.