"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

domingo, 25 de março de 2012

***TRILHA DA AREIA QUE CANTA - Brotas/SP - 20/02/2012***

 (...Areia Que Canta - Brotas/SP...)

Trilha: Trilha da Areia Que Canta - 20/02/2012
Trilha de Nível: Fácil
Cuestas Basálticas - Meio Oeste Paulista
Localização: Município de Brotas/SP
Distância: 254 km de São Paulo
Extensão:  600 metros (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 647 metros
Percurso: +ou- 1 hora
Piso da Trilha: Terra e grama.
Características Ambientais: Cerrado, várzea e matas ciliares.
Atrativos desta Trilha: Pássaros, peixes, areia branca muito fina (100% quartzo), piscina natural de 10 metros de diâmetro e nascente de água cristalina e borbulhante.
  
 (...SP 225 - Km 124,5 - entrada da Fazenda Hotel e Ecoturismo Areia Que Canta...)


(...3 km de estradinha de terra...)


(...porteira de inicio da trilha até a nascente...)


(...nossos bosques tem mais vidas...)


(...mais um destino maravilhoso...)

ANÁLISE DA TRILHA:Chegamos no local as 10:50 hs. Após a placa de sinalização da entrada na Fazenda Hotel, andamos de carro mais 3 km por uma estrada de terra quase toda em linha reta e bem sinalizada. Assim que chegamos, fechamos o passeio e o almoço na portaria do local. A trilha iniciou-se de carro por 2 km de estrada de terra, onde fomos acompanhados pelo guia da fazenda até a porteira de madeira onde deixamos o carro e partimos à pé. Nessa pequena trilha de 300 metros, passamos pelo Ribeirão Tamanduá que corta a fazenda e continuamos por uma trilha de terra e gramado até a Areia Que Canta. Ao chegarmos até a piscina natural de 10 metros de diâmetro, nosso guia nos explicou que o local é uma nascente gigante de água cristalina (70 mil litros de águahora), que movimenta sedimentos de rocha muito antigos e finos de grãos de quartzo arredondados que emitem um som cacarcterístico ao serem friccionados, por isso do nome Areia Que Canta. O local é muito bem preservado, escondido numa mata fechada e para entrar na água somente de 3/4 pessoas por vez. Não se pode caminhar pela areia que beira o fundo da água, pois pode causar problemas em sua nascente, por isso é recomendado só boiar. É muito fácil avistar pequenos peixes que nadam pelas águas da nascente. Após algumas fotos, decidimos entrar e nos refrescarmos nas límpidas águas da "Areia". Não resisti e fui conhecer a areia de quartzo que produz som. Bem pessoal esta trilha é muito tranquila e de fácil acesso, caso queiram conhecer melhor agendem um passeio por lá, o endereço do site da Areia Que Canta está abaixo. Na sequência desta trilha fomos para as Corredeiras Do Rio Tamanduá. Logo, logo estarei postando a continuação desta trilha. Valeu moçada! Até Logo.

 (...a água transparente borbulha da areia branca e fina do fundo...)

 (...beleza pura...)

 (...retirando o excesso de água da areia, ela produz um barulho que lembra uma cuíca..)

 (...não tem como não experimentar essa sensação, a água te faz boiar...)

 (...um pedaço do paraíso...)

Quem quiser conhecer a Fazenda Hotel e Ecoturismo AREIA QUE CANTA: só acessar o Site Oficial : http://www.areiaquecanta.com.br/

 (...piscina natural de 10 metros...)

sábado, 17 de março de 2012

***CACHOEIRA SANTO ANTÔNIO - BROTAS/SP - 20/02/2012***

 (...Cachoeira Santo Antônio - Brotas/SP...)

Cachoeira: Santo Antônio - 20/02/2012
Cuestas Basálticas - Meio Oeste Paulista
Localização: Município de Brotas/SP
Distância: 254 km de São Paulo
Localização Exata: Alto da Serra da Roseira - 7 km do Distrito do Patrimônio de São Sebastião da Serra / 16 km do Centro de Brotas
Queda Livre: 15 metros
Nascente: Encosta da Furna do Rio Jacaré-Pepira
Local: Sítio turístico com estacionamento, lanchonete, restaurante, vestiários, piscina com água de mina tratada, mirante, playground, alguns animais, redário, trilhas para as cachoeiras, cavalgada, arvomix, tirolesa, rapel panorâmico, canyoning, cascading e outros passeios no local.
Entrada: É permitido o banho de cachoeira.

   (...Início da trilha até a cachoeira...)

Trilha: Trilha da Cahoeira Roseira - 20/02/2012
Trilha de Nível: Fácil
Extensão: 1,5 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 810 metros
Percurso: +ou- 1 hora
Piso da Trilha: Grama, terra e escadas.
Características Ambientais: Campos, Bosques e Matas Ciliares.
Atrativos desta Trilha: Animais do sítio (ovelhas, cabras, galinhas, avestruzes, pássaros, cavalos, entre outros), presença de borboletas lindas pela trilha e a cachoeira Sto. Antônio.
  
 (...pelos campos gramados de Brotas...)



(...No rumo certo...)



(...Watterfall trekking girl...)

 (...o verdadeiro caminho suave...)

 (...flores brancas pelos campos...)

ANÁLISE DA CACHOEIRA: Depois de termos feito a trilha da Cachoeira Roseira, fizemos uma pausa no redário de tábuas tibetanas encontradas no sítio. A trilha da Sto. Antônio fica bem ao lado da trilha da Roseira. Depois do descanso iniciamos novamente nossa caminhada, que começou por uma trilha de grama, onde bem ao lado cercado podemos observar e brincar com um casal de avestruzes. Esta trilha também possue escadarias e corrimão nos lugares mais íngremes, e de todas as cachoeiras que fizemos na cidade de Brotas, esta é a mais indicada para 3ª Idade, pessoas sem condicionamento físico e iniciantes. Logo nos primeiros metros da trilha encontramos um pequeno curso d'água que se transforma numa mini-cachoeira. Neste local a presença de borboletas exóticas é muito constante. A trilha é bem sinalizada por placas que nos indicam o rumo à seguir. Após passarmos por uma cerca de madeira, um campo se apresenta à frente e à nossa esquerda podemos observar um dos atrativos radicais do sítio, o Arvomix e do lado direito uma cerca que separa ovelhas da fazenda. O visual é lindo; ali o ar é muito puro. Caminhando um pouco mais, lindas flores brancas são o destaque da paisagem à nossa frente. Mais alguns metros adiante, passando por uma ponte de madeira, ficamos frente-à-frente com a Cachoeira Sto. Antônio. Ela não é tão grande em sua queda d´água, são apenas 15 metros, mas a paz que se encontra nesse bosque merece nota 10. A profundidade da cachoeira é muito pequena, chegando a 1 metro, portanto fica muito fácil querer entrar e se deliciar neste pedaço vivo da natureza. No local existe até um lugar para os turistas colocarem seus pertences e entrarem na água. Monitores do sítio ficam por ali e ajudam a preservar o local. É muito fácil encontrar borboletas e libélulas pela cachoeira também. Após algumas fotos, refizemos o caminho sentido contrário. Indicadíssima para galera que curte Ecoturismo. Até mais, blogueiros de plantão! Abçs. Fábio e equipe.

 (...Bosque com uma queda d'água de 15 metros...)

(...sentindo a sensação...)

 
(...positive vibration...)

  (...sentado à beira de um caminho...)

Quem quiser conhecer o Recanto Das Cachoeiras: só acessar o Site Oficial : http://www.recantodascachoeirasbrotas.com.br/

 
(...seguir viagem...)

segunda-feira, 12 de março de 2012

***CACHOEIRA ROSEIRA - BROTAS/SP - 20/02/2012***

 (...Cachoeira Roseira - Brotas/SP...)

Cachoeira: Roseira - 20/02/2012
Cuestas Basálticas - Meio Oeste Paulista
Localização: Município de Brotas/SP
Distância: 254 km de São Paulo
Localização Exata: Alto da Serra da Roseira - 7 km do Distrito do Patrimônio de São Sebastião da Serra / 16 km do Centro de Brotas
Queda Livre: 55 metros
Nascente: Encosta da Furna do Rio Jacaré-Pepira
Local: Sítio turístico com estacionamento, lanchonete, restaurante, vestiários, piscina com água de mina tratada, mirante, playground, alguns animais, redário, trilhas para as cachoeiras, cavalgada, arvomix, tirolesa, rapel panorâmico, canyoning, cascading e outros passeios no local.
Entrada: É permitido o banho de cachoeira.

  (...Placa de início da trilha até a cachoeira...)

Trilha: Trilha da Cahoeira Roseira - 20/02/2012
Trilha de Nível: Fácil
Extensão: 1,9 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 810 metros
Percurso: +ou- 1 hora
Piso da Trilha: Terra e escadas.
Características Ambientais: Bosques e Matas Ciliares.
Atrativos desta Trilha: Lagartos, pássaros, presença de muitas aranhas com teias enormes por toda à parte e o som da cachoeira por toda a trilha.
  
 (...lindos mirantes no Recanto das Cachoeiras...)

(...é por aí que os lagartos saíam pra se esquentar no sol...)

 (...Escadaria que desce até a Cachoeira Roseira...)

ANÁLISE DA CACHOEIRA: Para fazer a trilha da Cachoeira Roseira, tivemos de adentrar à um sítio particular no Recanto das Cachoeiras, onde estacionamos o carro e partimos à pé até o início da descida. Iniciamos a caminhada às 08:50 am. e nos deparamos com uma placa indicativa onde dizia que a trilha era média, moderada e muito íngrime. Pela classificação das trilhas da equipe PedraeAsfalto! vamos considera-la de nível fácil, embora a subida tenha sido média. A trilha possue corrimão de segurança e escadas nos lugares mais íngrimes, o que facilitou um pouco a aventura. Durante nossa descida podíamos ouvir o barulho dos pássaros e da cachoeira. Ao longo de toda a extensão da trilha, a presença de várias teias de aranha foi muito comum, mas não perigoso pois a trilha estava bem limpa. Na descida foi fácil e em mais ou menos 800 metros já havíamos chegado à tão esperada Cachoeira Roseira. A queda d'água desta cachoeira chega à 55 metros e o vento que sopra dela, nos molha inteirinhos. No local bem estruturado existem pontes de madeira que facilitam a chegada até a enorme cachoeira, dali podemos contemplar, refrescar e tirar dezenas de fotos. A prática de esportes radicais é comum por ali também. Após alguns minutos de descanso e paz, voltamos ao nosso destino inicial. A subida como disse anteriormente é muito íngreme e não aconselhada para pessoas sem condicionamento físico, pois causa muita fadiga. Não esquece de lavar bastante líquidos. Bom é isso pessoal, caso queiram mais informações visitem o site oficial do local. Boa aventura! Abçs! Equipe PedraeAsfalto!

 (...fantástica queda d'água de 55 metros...)

 
(...It's a kind of magic...)

(...Casal selvagem...)

 (...carimbado e postado...)

Quem quiser conhecer o Recanto Das Cachoeiras: só acessar o Site Oficial : http://www.recantodascachoeirasbrotas.com.br/

 (...até o próximo destino!...)