"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PE da Cantareira - TRILHA DA PEDRA GRANDE 25/09/2010

 (4ª Trilha - Trilha da Pedra Grande - PE Cantareira)

4ª Trilha - Trilha da Pedra Grande - Data: 25/09/2010
Trilha de Nível: Alto
Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Pedra Grande
Localização: Município de São Paulo
Extensão: 9,6 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 848/1.048 metros

Percurso: 3 horas
Piso da Trilha: Asfalto, terra e cascalho
Características Ambientais: Floresta Atlântica de Planalto
Atrativos desta Trilha: Vista panorâmica de São Paulo, bosque do Lago das Carpas e Museu (Casa de Pedra).

(Finalzinho da trilha...subindo o paredão...)

ANÁLISE DA TRILHA: Esta trilha tem um nível de dificuldade muito alto, é necessário ter um preparo físico adequado e boas condições de saúde pra subir. Antes de encarar esta trilha é necessário uma ida ao médico para avaliação diagnóstica e se preparar bem com um professor de educação física. Durante toda a subida o piso da trilha é de asfalto, as árvores são um belo presente da natureza, e por todo o caminho existem lixeiras e bancos pra dar uma pausa e uma boa respirada. Como a subida requer muito esforço, é interessante fazer uma ou duas pausas para repor líquidos e sais minerais. Respirar corretamente também é importante para manter o equilíbrio de oxigênio dentro dos mecanismos respiratórios. O silêncio da trilha é um dos atrativos do parque, pois nele se escutam diversas espécies de pássaros cantando livremente; não pude notar a presença de animais da nossa fauna além dos pássaros mencionados. Ao chegar ao destino final desta trilha, fomos surpreendidos pela imponência da Pedra Grande, que conforme o nome já diz, é de uma grandeza espetacular. Fotos devem ser tiradas pois a recompensa final de tamanho esforço é gratificante. Um lanchinho leve, frutas, barrinhas e estamos prontos para recarregar a energia. No alto do parque existe ainda um Museu, só que na minha opinião com poucos atrativos, pois o que pude ver apenas, foram fotos da paisagem do parque. Não esqueça de deixar seu comentário no livro de visitas do Museu, é bem interessante e define como objetivo alcançado estando no topo da Pedra Grande. Elogio também para os banheiros lá de cima, bem limpos e até com sabonetes e papel higiênico. A descida é mais tranqüila, mas é importante sempre estar munido do bastão de trekking, ou similar, para eqüilibrar o peso do corpo e evitar contusões e dores desnecessárias. Há uma presença muito forte de orientais por esta trilha, estes imigrantes tomam conta quase que do parque todo. Alguns são bem amistosos, outros mais carrancudos. Nunca se esqueça de alongar, antes e depois das caminhadas esportivas. Abraços e até a próxima TRILHA!

 (Mirante da cidade de Sampa...do alto da Pedra Grande)
(Obs.: 1ª Trilha batizada com o nome...Rolando: Pedra e Asfalto!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário