"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PESM - Núcleo Cunha - CUNHA/SP

O PARQUE: (Folder retirado no próprio Núcleo) = Localizado no extremo norte do Parque Estadual, o Núcleo Cunha protege importante remanescente de matas nebulares, a mais de mil metros de altitude, com árvores de grande porte como cedro, peroba, maçaranduba, araucária, canela e ipê, que abrigam bromélias, orquídeas, samambaias, líquens e lianas. Suas florestas preservam importantes mananciais para o abastecimento de água das cidades do Vale do Paraíba e até mesmo do Rio de Janeiro. Em seu território encontram-se as áreas de maior biodiversidade do Parque.
A floresta de altitude abriga muitas espécies exclusivas e em risco de extinção, como o sagui-da-serra-escuro, o mono-carvoeiro eo sauá, e aves como macuco, jacutinga, saudade, cuiú-cuiú, negrinho-do-mato, pavó e gavião-de-penacho. Ali foi encontrada a pomba pararu, espécie que consta como criticamente em perigo nas listagens de espécies ameaçadas de extinção, do IBAMA e da SMA.

(Totem da entrada do PESM - Cunha/SP - 20Km de terra)

O relevo acidentado favorece a formação de cachoeiras, especialmente nos rios Bonito, Ipiranga e Paraibuna, tornando este Núcleo de especial interesse para a prática do ecoturismo.
Por preservar significativas manchas de palmito juçara o Núcleo atua na fiscalização e proteção do Parque, com o apoio da Polícia Ambiental e Ministério Público. Realiza também ações de educação ambiental, voltadas a diversos segmentos da sociedade, com o objetivo de ampliar a consciência de preservação ambiental e ressaltar a importância das áreas legalmente protegidas.
Desenvolve custos de recursos hídricos, educação ambiental para professores e eventos em parceria com universidades. Mantém no seu interior o Laboratório de Hidrologia Florestal Walter Emmerich, onde são realizadas pesquisas sobre as funções hidrológicas da Mata Atlântica.

(Rio Paraibuna - Trekking em Cunha/SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário