"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sábado, 2 de abril de 2011

PE de PORTO FERREIRA/SP

O PARQUE: (FOLDER RETIRADO NO PRÓPRIO LOCAL) O Parque Estadual de Porto Ferreira foi criado em 1962 com o objetivo de preservar um dos últimos remanescentes de vegetação natural da região em que se localiza. Possui área de 611 hectares com vegetação nativa de Cerrado, Floresta Estacional Semidecidual e Mata Ciliar, que merecem destaque por sua rica biodiversidade.

Nos 180 hectares de vegetação de Cerrado do Parque
foram identificadas 200 espécies de árvores, entre as quais o pau-terra, o barbatimão, o cinzeiro, o capitão-do-campo e a pimenta-de-macaco. Já a Floresta Estacional Semidecidual ocupa 400 hectares do Parque, destacando a presença de espécies de grande porte, como o jequitibá-rosa, a figueira, o cedro e a peroba. O termo semidecidual refere-se à adaptação de algumas espécies perderem parte de suas folhas no inverno para economizar água e contribuir com a ciclagem de nutrientes. A Mata Ciliar, um dos últimos exemplares da região, ocorre numa extensão de 5 km às margens do rio Mogi-Guaçu.


(Entrada para visitantes no PE de Porto Ferreira/SP)

Os diferentes tipos de vegetação do Parque servem de refúgio para diferentes grupos de animais. Espécies como o lobo-guará, o tamanduá-mirim, a paca e aves como o jaó e o papagaio verdadeiro habitam no Parque e estão ameaçadas de extinção.

(Animais vítimas de atropelamento na rodovia - geralmente são empalhados para exposição no Centro de Visitantes)

Obs.: Um dos parques mais bem conservados e bonitos dos quais já tivemos a oportunidade de conhecer; de fácil ascesso pela Rodovia Anhanguera, o local é muito tranquilo, e as caminhadas por lá são bem acolhedoras. Vale a pena conhecer.
Abçs. Fábio Vieira Bravim

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho de valorização e resgate que você faz. Se a cada 30 brasileiros um pensasse como você, imagino como seríamos!
    Tenho um programa de televisão aqui em Limeira. se um dia sobrar um tempo venha tomar café comigo. Estamos no Face Book, "Café Com Você".
    Um abraçao.
    Deus abençoe.
    Hilda Costa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Hilda pela força. Com certeza estarei fazendo trilhas por Limeira e quando estiver por aí, tento entrar em contato pra gente tomar um café. Sucesso no seu programa. Vou seguir pelo Face...abçs! Fábio Bravim

    ResponderExcluir