"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sábado, 4 de fevereiro de 2012

***CACHOEIRA DOS PRETOS - JOANÓPOLIS/SP - 17/07/2011***

 (Cachoeira Dos Pretos - Joanópolis/SP) 

Cachoeira: Cachoeira DOS PRETOS - 17/07/2011
Serra Da Mantiqueira - Divisa com Minas Gerais
Localização: Município de Joanópolis/SP
Distância: 108 km de São Paulo
Queda Livre: 154m
Nascente: Rio Jaguari afluente do Rio Piracicaba
Local: Conta com uma completa infra-estrutura turística: Pátio de estacionamento, lanchonete, banheiros, área de lazer, piscina natural, bicas para banho, etc.
Obs: É permitido entrar.

(...Caminho até a Cachoeira...)

 (...Placa informativa da nascente e afluente do Piracicaba...)

 
(...corredeiras "DOS PRETOS"...)

ANÁLISE DA CACHOEIRA: Estávamos nesta época em Monte Verde/MG, e decidimos conhecer a famosa Cachoeira dos Pretos em Joanópolis/SP.  Esta cachoeira é considerada a maior queda d'água do Estado de São Paulo. Nesta época do ano, inverno, as manhã são muito frias e o sol aquece um pouco esta sensação. Chegando no local, reparamos a presença de bastante pessoas, pois a infra-estrutura turística de lá permite a visitação com bastante conforto. Deixamos o carro e partimos à pé alguns metros e já nos deparamos com os 154 m de queda d'água da gigante e impressionante cachoeira da cidade. Tiramos fotos e nos aproximamos da onde nasce a afluente do Rio Piracicaba, onde há uma placa informativa. Chegando de frente pra cachoeira não há como, não paralisar e se hipnotizar com o barulho das águas e suas fantásticas corredeiras. Um vislumbre. Após alguns minutos não me contive e pressisei entrar nas gélidas águas da cachoeira. Inverno e cachoeira, não sei se combinam mas a sensação térmica, foi como se tirassem um peso de mim. As águas revigoram, e a alegria de estar num lugar encantado como aquele não tem preço! Ali, ainda existem diversos animais, espaços de lazer e alguns artezanatos locais. Recomendadíssimo pela equipe: Rolando: Pedra e Asfalto! 
Obs.: Gostaria de agradecer ao Wesley (Monte Verde), que foi nosso guia até a cahoeira. Valeu. Abçs!

(...Um dia encontro a mnha paz, na praia ou na cachoeira...)

 (...Luz do sol em Joanópolis/SP...)

  [...Eu e o Wesley (nosso guia montanhês)...]

  (...uma geral da localidade da Cachoeira Dos Pretos...)

Lenda e história da origem do nome da "CACHOEIRA DOS PRETOS"

Existem duas histórias sobre a origem do nome, uma real e uma mais fantasiosa. A segunda é da época da escravidão, onde escravos que fugiam das senzalas e os que não tinham um bom comportamento eram jogados do topo da cachoeira pelos seus senhores, como forma de castigo e exemplo para os outros escravos.
A primeira  na verdade o nome "dos Pretos" tem origem do sobrenome da família "Pretos" que era dona das terras onde está a cachoeira.
A real história está no site da PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE JOANÓPOLIS: clique no link: http://www.joanopolis.com.br/historia/cachoeira-dos-pretos-historia.html

JOANÓPOLIS - A TERRA DO LOBISOMEM


(...Nossa!!! Quem vem lá?...)

(...O lobo bom e a chapeuzinho rosa...)

 (...nós e o anfitrião da cidade...)

Conheça a História do Lobisomem de Joanópolis: http://www.joanopolis.com.br/o-lobisomem.html

e veja também os trabalhos de Marcos Bueno - o criador oficial do lobisomem: http://www.marcosbueno.com.br - Vale a pena conhecer o trabalho dele; em casa mesmo eu tenho uma miniatura do lobisomem professor criado por ele e vendido na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário