"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

terça-feira, 15 de março de 2011

PE de Campos do Jordão (Horto Florestal) - TRILHA DA CACHOEIRA 06/03/2011

(13ª Trilha - Trilha da Cachoeira - PE de Campos do Jordão - Horto Florestal) 

13ª Trilha - Trilha da Cachoeira - Data: 06/03/2011
Trilha de Nível: Baixo
Parque Estadual de Campos do Jordão - Horto Florestal
Localização: Município de Campos do Jordão
Distância: 165 km de São Paulo
Extensão: 4,7 Km (ida e volta) - Fizemos esta trilha em continuação da Trilha dos Campos - 3,525 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 1.528/1.573 metros
Percurso: 2 hora
s - Fizemos em +ou- 1 hora e 30 minutos
Piso da Trilha: Terra
Características Ambientais:
Mata de Araucárias, Podocarpus (floresta ombrófila mista)
Atrativos desta Trilha: Ribeirão e Cachoeira do Galharada, Orquidário e Viveiro


(Trilha de Lama - Chuva nos Campos)

ANÁLISE DA TRILHA: A trilha da Cachoeira do Galharada, foi realizada em continuação da Trilha dos Campos, ambas de nosso passaporte das trilhas. (Obs.: No local em que iniciamos a trilha da Cachoeira: contamos 3,525 km, de ida e volta até a sede e não 4,700 Km como está no passaporte, pois ela foi a continuação da trilha anterior; a Trilha dos Campos). No decorrer da caminhada, com chuva fina e intensa, nos deparamos com um Totem de madeira, que indicava o caminho certo a percorrer e o Instituto de Pesca. Nesse passeio podemos avistar uma cachoeira artificial, que pertence ao Instituto de Pesca e diversos tanques de estudo. A trilha a nossa frente encontrava-se com bastante lama, o que dava a sensação de selvagem ao local. No caminho até a Cachoeira observamos a presença de diversas pessoas despreparadas, que vieram até o local da trilha sem cuidados especiais, o que causa um grande impacto na trilha. Pelo caminho encontramos nossas lindas e exuberantes bromélias com suas cores vivas. Fizemos uma pausa para o lanche e hidratação, pois antes de chegarmos de fato, ao final de nossa caminhada, já havíamos nos cansado bastante na trilha dos campos de altitude. Ao chegarmos ao final de nossa aventura, uma frase do Chefe Seatle de 1854, sobre a terra nos chamou à atenção. O barulho das águas chega a ser melodia aos nossos ouvidos, pois a água incansável das pedras rolam em direção ao ribeirão Galharada. Fotos são inevitáveis, pois a paisagem que se tem é linda e entusiasmante. Se o tempo estivesse com Sol, com certeza um refrescante banho em suas águas geladas seria um regozijo. Muitas fotos depois retornamos nosso curso em direção à Sede, e passamos na lojinha do parque para alguns souvenirs. A trilha é uma ótima dica pra quem não tem um preparo físico adequado ou é iniciante na prática do Trekking.
Próxima postagem...em breve...Abçs! Fábio

(Cachoeira Galharada - "O Som das Pedras")

2 comentários:

  1. gostaria de saber se essa canhoeira pode entrar? vocês entraram ?

    ResponderExcluir
  2. ...não entramos, até porque nesta data estava muita chuva...mas dá pra se informar na central de visitantes do local...acredito que não terá problemas.

    ResponderExcluir