Trekking, em inglês, significa caminhada lenta geralmente por regiões montanhosas. Existem outras aplicações para o verbete, como "viagem longa e difícil", mas a primeira definição está cada vez mais popular. Muitas pessoas do meio esportivo veêm o trekking como um esporte de aventura, com grandes riscos ou de grande carga emocional, inclusive com conotação negativa.
O termo "aventura" - enquanto atividade esportiva e recreativa - ainda é recente. Hoje, em todo o mundo, esportes de aventura são todos aqueles praticados em contato próximo e harmonioso com a natureza e, portanto, com grandes restrições ao uso de veículos motorizados. Em outras palavras, podemos denominar nosso "TREKKING", como "esporte ecológico".
Aqui no Brasil, o termo trekking é aplicado ao simples ato de caminhar em contato com a natureza, independentemente de haver montanhas no percurso. Adaptação necessária, já que não possuímos montanhas altas no País. Essa aplicação também é comum em outros países de relevo plano como o nosso.
Obs.: Informações coletadas do livro - Manual de Trekking & Aventura de Guilherme Cavallari
Nenhum comentário:
Postar um comentário