"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

domingo, 21 de novembro de 2010

Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade - Rio Claro/SP - TRILHA DA SAÚDE 15/11/2010

(8ª Trilha - Trilha da Saúde - FE Edmundo Navarro de Andrade)

8ª Trilha - Trilha da Saúde - Data: 15/11/2010
Trilha de Nível: Baixo
Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade
Localização: Município de Rio Claro
Distância: 178 km de São Paulo
Extensão: 1,3 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 590/617 metros 
Percurso: 30 minutos 
Piso da Trilha: Terra e Cascalho Fino
Características Ambientais: Floresta de eucalipto com regeneração de sub-bosque composto por espécies nativas. Presença de arboreto composto por espécies nativas e exóticas
Atrativo desta Trilha: Placas e equipamentos para realização de exercícios físicos, arboreto com espécies exóticas e nativas.

O PARQUE: No final do século XIX, havia uma escassez de matéria-prima para manutenção e construção de ferrovias. Com o intuito de suprir a demanda de madeira para dormentes e carvão, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, criou Hortos Florestais, entre eles, o Horto Florestal Edmundo Navarro de Andrade, na cidade de Rio Claro, em homenagem a Edmundo Navarro de Andrade que, em 1914, trouxe da Austrália 144 espécies de eucalipto. O Horto Florestal de Rio Claro, foi criado em 1909. Andrade teve sua residência no Horto, fazendo do local centro de diversas pesquisas sobre o eucalipto, onde foram arquivados os resultados de seus trabalhos, dando origem ao Museu do Eucalipto em 1916.
A partir de 2002, pelo Decreto Estadual n. 46.819, o antigo Horto Florestal de Rio Claro foi classificado na categoria de Florestal, que visa o manejo sustentável dos recursos, a pesquisa e a visitação pública, tornando-se a FEENA (Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade).
Criada em 1909, possui 2.230 hectares com a maior variedade de espécie de eucalipto do Brasil, o que a torna referência no cultivo e pesquisa da planta e a faz conhecida como “berço do eucalipto”. Entre outras atrações, possui o Museu do Eucalipto, criado pelo agrônomo Edmundo Navarro de Andrade. Originalmente a Floresta pertencia à CIA. Paulista de Estradas de Ferro, tendo sido transferida para a FEPASA na década de 70, época da estatização das vias férreas. A partir de 1998 passou a ser administrada pelo Instituto Florestal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, através do Instituto Florestal.
ANÁLISE DA TRILHA: Chegamos na trilha com informações desencontradas tanto por parte de frequentadores do local como por parte da monitoria inexistente no local. Esquecendo um pouco o fator desagradável da visita, partimos pro que mais interessava, que era o contato com a natureza e a beleza local. A trilha em si é simples, o que dificulta um pouco sua trilhagem são os equipamentos para exercícios físicos, colocados ao redor da mesma, que infelizmente pela falta de tempo não conseguimos realizar. O nome da trilha se dá ao fato de se obter saúde com exercícios físicos e caminhada, é também um alerta para as pessoas que se encontram em sedentarismo, e fator de motivação para os afixionados pelo esporte. Neste local podemos ouvir o canto dos pássaros e sentir o frescor das plantas com suas essências nativas. Uma das partes mais bonitas da trilha, é a Alameda dos Eucaliptos Citriodora, as árvores são um espetáculo à parte. Outra parte interessante de ser avistada na trilha é o lago com suas lindas ninféias colorindo o ambiente formoso. Trilha pouco cansativa e de beleza exótica.

Agora só um desabafo: "Desde antes de chegarmos à cidade
de Rio Claro, tenho uma crítica a fazer, tentei ligar por diversas vezes por duas semanas para a monitoria dessa Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, e infelizmente em nenhum momento fui atendido pelo telefone: (19) 3524-7916; sem saber se iria conseguir o carimbo da trilha da saúde, fui visitar o local mesmo assim. Chegando na cidade, senti pouca hospitalidade e informações desencontratas no local. Como era feriado na data, não sei se a monitoria e o centro de visitantes deveriam estar presentes no local, mas enfim, saí da trilha sem informações e sem nenhuma distribuição de folders por parte de qualquer responsável pelo local. A única pessoa que consegui informação foi um vigia que conseguiu um carimbo das trilhas para ser colocada no nosso passaporte, e não sei porque ele era o responsável no dia pela tarefa talvez de outra pessoa. Fica aqui um alerta para os responsáveis tomarem uma providência, pois me desloquei 178 km, da minha residência para conhecer este lugar tão belo, e fiquei com uma impressão de abandono e descaso. De todas as trilhas e parques estaduais que conheci, este infelizmente foi marcado por este fato, e as primeiras impressões ficam. Valeu! E que não se repita com outros visitantes. Obrigado. F.V.B.



O lago com suas lindas ninféias

Nenhum comentário:

Postar um comentário