"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sábado, 27 de agosto de 2011

***TRILHA DA MINHA DEUSA (Pedra Grande) - Atibaia/SP 07/08/2011***

 (Trilha da Minha Deusa/Pedra Grande - Serra do Itapetinga - Atibaia/SP)

Trilha: Trilha da Minha Deusa - Data: 07/08/2011
Trilha de Nível: Médio
Serra do Itapetinga
Localização: Município de Atibaia
Distância: 65 km de São Paulo
Extensão: 5 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 803/1.450 metros
Percurso: +ou- 4 Horas
Piso da Trilha: Terra e Rocha
Características Ambientais: Campos de Altitude, Mata Atlântica e Floresta Latifoliada.
Atrativos desta Trilha: Pequeno riacho com água potável; mirantes em dias de boa visibilidade de 7 municípios da região; prática de Voô Livre, Escalada e outros Esportes.

 
(...Ipê Amarelo enfeitando o início da nossa caminhada...)

 
  (...e se quiser saber pra onde eu vou...é pra lá que eu vou...)

 
(...riacho, pra refrescar do sol intenso...)
 
 (...seguindo a Minha Deusa...)

  (...Paisagens belas...)

  (...Ao fundo avistamos a Pedra Grande e o Pico do Cocurutu...)

ANÁLISE DA TRILHA: O início da nossa aventura se dá pelo condomínio fechado Flamboyant, próximo de onde ocorrem os pousos do Vôo Livre; entramos pela portaria e deixamos nosso carro dentro do condomínio, onde rumamos à pé até o início das trilhas demarcadas. Chegando ao local, podemos perceber que houve um possível vandalismo, pois aonde deveria estar a placa das três trilhas do local, estava apenas a informação do P.E. de Itapetinga, e o restante da madeira que sobrou da placa informativa se encontrava no chão. Bem, sem saber ao certo se estávamos na trilha conhecida como MINHA DEUSA, iniciamos a caminhada. Uma pequena subida marcou o início do trekking; ali enormes pedras são avistadas e não muito fácil de serem vencidas. Nesse dia fazia muito calor, e constantes paradas foram obrigatórias, principalmente para hidratação. Após uns 35 minutos de caminhada, chegamos até um riacho de água cristalina, gelada e revigorante. Refrescamos um pouco e aí sim começamos pra valer a subida mais íngreme que já enfrentamos pelas trilhas; a partir daqui as três trilhas se juntam. Nesta fase da trilha existem grandes erosões no solo, enormes "fendas" que dificultam ainda mais a subida. Muitas paradas depois, conseguimos chegar à um nível mais plano, onde existe uma placa indicando uma propriedade particular à esquerda; então rumamos à direita seguindo uma trilha por cima das pedras, onde vários mirantes nos deslumbraram com sua exuberância. Mais alguns metros à frente e já avistamos a planície da Pedra Grande e todo seu enorme platô. Ao fundo, observamos também o ponto culminante da Pedra Grande na Serra de Itapetinga, o Pico Cocuruto, com seus mais de 1.490m de altitude. Chegamos totalmente esgotados, mas com a sensação de mais uma montanha alcançada. Lá de cima o visual é inexplicável, e a emoção de alcançá-lo com as próprias pernas, não tem preço. Chegando lá, ficamos algum tempo contemplando a paisagem natural, nos hidratamos, comemos um lanche, descansamos, tiramos algumas fotos e retornamos à trilha. Na descida, um pouco cansados ainda, sentimos um pouco o sol, que ainda estva muito forte. Sempre, quando iniciamos uma descida das montanhas, são aonde acontecem os acidentes, portanto ficamos alerta e tivemos pequenos contratempos, sem muita gravidade. A descida se tornou perigosa por conta do solo seco e escorregadio, e por forçar demasiadamente os joelhos e tornozelos. Esta trilha é muito cansativa e requer um bom preparo físico, portanto esteja bem preparado pra enfrentar tanto a subida quanto a descida da Pedra Grande. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente pelo e-mail, ou post um comentário...Valeu! Equipe Rolando: Pedra e Asfalto!

  (...Pico do Cocurutu 1.490m - ponto culminante da Serra do Itapetinga...)

 
(...Planície da Pedra Grande, onde saltam para o Vôo Livre...)

(...Planície da Pedra Grande, onde saltam para o Vôo Livre...)

(...foto envelhecida no platô da pedra...)

[...Jose Newton já dizia: "Se subiu, tem que descer"...]

2 comentários:

  1. bom preparo fisico ? as escolas da região toda fazem esse percurso umas 3 vezes no ano

    ResponderExcluir
  2. Necessario preparo fisico sim !
    Se nao tiver um minimo de preparo físico, vc nao termina a subida !

    ResponderExcluir