"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PE da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba - TRILHA DA PRAIA BRAVA DA ALMADA 05/01/2011

(10ª Trilha - Trilha da Praia Brava da Almada - PESM - Núcleo Picinguaba)

10ª Trilha - Trilha da Praia Brava da Almada - Data: 05/01/2011
Trilha de Nível: Médio
Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba
Localização: Município de Ubatuba
Distância: 240 km de São Paulo
Extensão: 4,2 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 1/105 metros
Percurso: 4 horas
Piso da Trilha: Terra e areia
Características Ambientais: Floresta Atlântica de Encosta e Praia
Atrativos desta Trilha: Praia das Conchas (Saco das Taquaras), Costão Rochoso e Praia Brava da Almada.

(Praia da Fazenda - início do trekking)

ANÁLISE DA TRILHA: Essa trilha foi bem fácil de ser agendada no Parque, com um monitor local. Após alguns dias de chuva, nesta data tivemos sorte de pegarmos um dia promissor e ensolarado. O local é de fácil ascesso para carro, pois fica bem próxima à Rodovia Rio-Santos, no km 11, entrada pela Praia da Fazenda. Ali existe um local para se estacionar o carro, e um centro de visitantes. Como havíamos programado, às 9:00 hs partimos em direção ao nosso destino, acompanhados pelo guia monitor Fábio, um conhecedor das trilhas da região. Ao começo da trilha uma praia linda e deserta: a Praia da Fazenda, onde várias cenas de televisão já foram rodadas pela sua paisagem envolvente e aconchegante. Caminhar por trilhas de areia e o mar ao seu lado foi diferente e recompensador, foi basicamente como estar acompanhado numa solidão do silêncio. Ao fim da praia chegamos num riozinho que desce da montanha, de águas calmas e em direção do mar; atravessamos sem muita dificuldade com os pés na areia e descansamos um pouco nas pedras recolocando nossos calçados. Lavamos o rosto num filete de água que caía pelas pedras, improvisada em um bambu suspenso e iniciamos nossa escorregadia trilha. Digo escorregadia pois aonde há pedras, há deslizes e tombos...rs!!! Por isso, é sempre bom lembrar, que para esportes de trekking são necessários equipamentos básicos, como um bom calçado, de preferência Botas de Trilhas. Depois das pedras do costão rochoso iniciais, por consequência das fortes chuvas que vinham de dias anteriores, a trilha se tornou um pouco mais perigoso e aventureira, onde deveríamos dar devida atenção ao percurso. Alguns metros à frente e já podíamos avistar a Praia das Conchas, com suas pedras enormes, mas não era o nosso ponto final. Pelo caminho a flora desenhava sua paisagem com bromélias e folhas de bananeira, por toda a parte, animais silvestres não puderam ser avistados, somente o canto dos pássaros, das cigarras é que davam a trilha sonora ambiente. Muita lama e muito barro pra amassar pelo caminho, riachos, mais pedras, pausas para água e recuperar o folêgo e sempre em frente. Trilha média e que se tornou difícil pela situação do terreno, muito suor, e muita vontade pra chegar ao nosso destino final desta aventura, a deserta Praia Brava da Almada ou como eu a apelidei "Cabeça do Tubarão", devido ao fato de uma de suas pedras ser parecida com um Tubarão Branco saindo da água. Ali é um local praticamente deserto e de recompensa inegualável, pois suas encostas são tão lindas, que a presença rara do homem, não interfere no curso de praticamente nada, deixando a beleza natural ser apenas isso: BELEZA NATURAL. Várias fotos depois, vários repositores líquidos depois, e vários olhares deslumbrados depois, tivemos que voltar e encarar o fato de estarmos cansados da ida, mas não desanimados pois a aventura só estava na metade e falatava encarar tudo novamente. O valor dessa caminhada não teve preço, valeu e muito estar ali e ter vivido aqueles momentos. A volta parece ter sido mais rápida do que a ida, pois já sabíamos o terreno que estávamos passando. Ao fim da trilha de barro e areia, pudemos nos lavar no mesmo local que háviamos lavado o rosto na ida, e conseguimos notar uma diferença na Praia da Fazenda, que quando fomos estava vazia e que já estava com bastante gente na nossa caminhada de volta. Trilha de trilheiro mesmo!!! Aventura e Selva!!!

(Praia Brava da Almada - "A Cabeça do Tubarão")

Agora só uma sugestão: Para que não se precise agendar com muita antecedência, as vezes com mais de 15 dias uma trilha nos Parques onde essas mesmas trilhas são monitoradas, sugiro que se deixe um responsável capacitado de plantão. Essa trilha na qual fiz foi a primeira onde fui cobrado por consequência do parque não disponibilizar de monitores da própria sede que fazem este tipo de Ecoturismo, foi um serviço terceirizado no qual não tenho nenhuma reclamação, mas tenho que falar que um representante capacitado pela própria Unidade seria o adequado.