"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

domingo, 19 de setembro de 2010

Trilhas de Monte Verde/MG - PEDRA REDONDA 1.990 metros - 27/07/2009

Monte Verde é uma distrito da cidade de Camanducaia/MG localizada à 168 Km de São Paulo. Sua altitude é de 1.554 metros, e tem como características principais a natureza e o frio na temporada de inverno. Monte Verde é a segunda cidade/distrito mais alta do Brasil, perdendo apenas para Campos do Jordão com 1.628 metros. O que diferencia Monte Verde de Campos do Jordão é a hospitalidade e a simplicidade do povo local, diferentemente do primo rico de São Paulo, com sua hostentação e pouca cordialidade.
Considerada a suiça mineira, Monte Verde está localizada em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira.

Vou postar aqui nossas caminhadas até as montanhas. Esta sequência de trilhas não fazem parte do passaporte Trilhas de São Paulo, são trilhas que percorremos por conta própria e em nossas viagens de Inverno. Elas contam como distâncias percorridas na marcação do nosso hodômetro de caminhadas.

 (Pedra Redonda - 1.990 metros - Monte Verde/M.G.)

TRILHAS DE MONTE VERDE

1ªTrilha - Trilha da Pedra Redonda
- Data: 27/07/2009
Trilha de Nível: Baixo
Serra da Mantiqueira - Minas Gerais

Localização: Município de Camanducaia/Monte Verde/M.G.
Extensão: 3,4 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 1.990 metros
Percurso: +ou- 1 hora e 30 minutos
Piso da Trilha: ?

Características Ambientais: ?
Atrativos desta Trilha: Portal das Montanhas, Cume Plano como um Terraço, Cabana Fim-do-Mundo.

(Quase no topo, visão deslumbrante.)

ANÁLISE DA TRILHA: Nesta data, o tempo estava um pouco nublado, e com características de que iria chover. Partimos com provisões e água para uma trilha simples. Na mochila poucos equipamentos além da máquina fotográfica. A trilha é bem sinalizada e de fácil acesso até o Cume. Esta é a Pedra mais conhecida e frequentada da região, por ser considerada de nível fácil. Sua inclinação é bem acentuada e exige um pouco de esforço na subida, e deve-se tomar cuidado pra não escorregar em épocas de chuva. Na minha opinião o vislumbre da parte mais alta, foi o ponto chave e satisfatório da trilhagem, pois conseguimos fotos maravilhosas nossas, com as nuvens aos nossos pés, e um ar frio e refrescante ao mesmo tempo tocando nosso corpo. Já na descida fomos surpreendidos pela chuva, e como não estávamos "bem" preparados para a trilha, nos esquecemos de um ítem obrigatório na Mochila: a Capa de Chuva. Bom fica aqui um alerta de estarmos "Sempre Alerta", de que a Natureza tem suas próprias vontades, e devemos nos adaptar a ela.

 
 (Acima das nuvens, no limite dos 1.990 metros de altitude.)

2 comentários: