"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sábado, 12 de março de 2011

PECJ - Horto Florestal - CAMPOS DO JORDÃO/SP

O PARQUE: O Parque Estadual de Campos do Jordão - PECJ, conhecido regionalmente como Horto Florestal., foi criado em 27 de março de 1941, compondo, atualmente uma área de 8.341 hectares, e ocupando um terço da superfície municipal.
O Parque abriga importante remanescente da Mata Atlântica, num mosaico com três fisionomias básicas: a mata de Araucária e Podocarpus, os Campos de Altitude e a Mata Nebular. Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

(Ninféias localizadas na Trilha das Quatro Pontes)

As maiores extensões contíguas de pinheiros de todo o sudeste brasileiro se distribuem em vales profundos e morros com altitudes entre 1.030 e 2.007 metros, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, na àrea de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira.
O Parque Estadual de Campos do Jordão, em função da política de incentivo e fomento do reflorestamento com espécies vegetais exóticas, na época de sua criação, teve uma grande área reflorestada com coníferas introduzidas. Os 2000 hectares que se encontravam degradados receberam plantio principalmente de coníferas do gênero Pinus (elliotti e taeda) as quais deverão ser suprimidas através de manejo florestal adequado, possibilitando a regeneração da vegetação natural do local.

(Mata de Araucária - vista da Trilha dos Campos) 

CRÍTICA Construtiva: Minha crítica a respeito do Parque Estadual de Campos do Jordão, vem do fato de não termos recebido FOLDERS, de informações sobre o mesmo. Conversando com os monitores locais, pude perceber o descaso das instituições responsáveis, que não mandam materiais para distribuição à mais de um ano. Em relação as pessoas nas quais conversamos, as informações foram bem transmitidas e não ficaram dúvidas. Agora quanto a materiais de distribuição...nota Zero!
Outra crítica vem em relação a alguns visitantes do local, que não respeitam a natureza existente, e não entenderam que ao se visitar um local de conservação, faz-se necessário alguns preparativos e cuidados para serem tomados visando a harmonia do ambiente a ser visitado. É importante ressaltar, que ao se visitar um Parque Estadual, se deve ter em mente que o mesmo não é um Shopping Center, e é necessário tomar-se alguns cuidados quanto a vestimenta e o comportamento, pois o local é para ser dividido com os verdadeiros moradores do local, menos acostumados com o barulho e a competição dos seres humanos...nossos amigos da FAUNA e da FLORA. É muito "chato" ter que repetir, mas é o mais comum, de ser observado nas trilhas que percorremos...Às vezes falta CULTURA e DISCERNIMENTO para determinadas pessoas...ou seja, EDUCAÇÃO!...precisamos mudar este pensamento...A NATUREZA agradece.
Obrigado. Fábio V. Bravim

Nenhum comentário:

Postar um comentário