"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PE da Serra do Mar - Núcleo Curucutu - TRILHA DO MIRANTE 20/11/2010

(9ª Trilha - Trilha do Mirante - PE da Serra do Mar - Núcleo Curucutu)

9ª Trilha - Trilha do Mirante - Data: 20/11/2010
Trilha de Nível: Médio
Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Curucutu
Localização: Município de São Paulo
Distância: 70 km do Centro de São Paulo
Extensão: 2,1 Km (ida e volta) utilizamos o retorno pela Trilha da Bica, totalizando 3 km
Perfil Altitudinal: 742/873 metros
Percurso: +ou- 2 horas
Piso da Trilha: Terra
Características Ambientais: Floresta Atlântica de Encosta e Campos de Altitude
Atrativos desta Trilha: Limite dos municípios de São Paulo e Itanhaém. Mirante de onde se observa o Litoral Sul, Itanhaém e Mongaguá.


(Campos de Altitude e a Serração - Núcleo Curucutu)

ANÁLISE DA TRILHA: A trilha na realidade já é iniciada dentro do carro, num "Off-road" bem complicado, pois 19 km de estrada são de terra. Chegando ao Parque Estadual da Serra do Mar, fomos acompanhados na trilha que é monitorada, pelo guia local Wesley. Preparamos nossos apetrechos, nossas mochilas e nos juntamos à um outro grupo com 5 integrantes, sendo o mais jovem com apenas "3 meses". No local, um tanto que seguro, tem até um Heliponto no caso de algum tipo de resgate urgente. Em um dos galpões do local, existem algumas informações sobre o Parque e assim como em outras trilhas anteriores, podemos observar pegadas de animais que habitam o local, expostos neste mesmo galpão. Esse dia estava quente, mas quando adentramos à mata podemos sentir os campos nebulares, aqueles mesmos que quando estamos na Serra do Mar indo de carro à praia, forma-se uma neblina e a visibilidade fica bastante baixa. Com o guia a frente, fomos trilhando as passagens e conhecendo um pouco da vegetação da região. Em algumas folhas, no começo da trilha vimos "lagartas" se alimento delas. Observamos também uma espécie de planta carnívora, que cresce no solo e que se alimenta de pequenos insetos que grudam em seu núcleo. A neblina deixa um aspecto sombrio na trilha, mas garante a emoção da incrível sensação de estar trilhando a Serra do Mar. No caminho belas flores e bromélias enfeitam o lugar. Mais a frente nos deparamos com uma placa e informções sobre a Flora Endêmica, ou seja, uma espécie de canela (Ocotea Curucutuensis) que se desenvolveu restritamente nesta região. Uma pequena pausa para hidratação e seguimos encontrando pequenas teias de aranha no caminho e tocas para esconderijos de animais. Chegando finalmente ao Mirante às 11:15 hs, infelizmente pelas condições do tempo, com neblina, não conseguimos avistar o Litoral Sul de Sampa. Acredito que deva ser muito raro conseguir avistar com boa visibilidade daquele local, pois em se tratando de Serra do Mar, quase sempre a neblina prevalece. Mas o que vale mesmo é ter chegado ao cume da Serra, onde está encravado o marco divisório entre os municípios de São Paulo, Itanhaém e Juquitiba. Tiramos fotos no local e partimos em direção à outra trilha, mas esta já não fazendo parte do roteiro do passaporte, mas estarei postando aqui também. A trilha do Mirante é indicada desde que o participante tenha alguma experiência e um pouco de preparo físico adequado para a realização de sua subida. Valeu! e que tenhamos sempre a consciência de preservar a natureza que é bela e tão rica quanto à vida humana!


(Teia de Aranha - Preservando o aspecto sombrio da Serra do Mar)

2 comentários:

  1. bom dia eu trabalho na serra do mar nuclio curucutu fico comtente de poder ver os animais soutos e muito bom nao e todos que tem essa oportunidade e maravilhoso amigos selvabrasil

    ResponderExcluir
  2. privilégio ein? Lugar lindo aí, sempre quando vou pra Santos lembro daí...ótimo!

    ResponderExcluir