"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

***PICO DA JUREMA - Itatiba/SP 29/05/2011***

 (Trilha do Pico da Jurema - Serra da Jurema - Itatiba/SP)

Trilha: Trilha do Pico da Jurema - Data: 29/05/2011
Trilha de Nível: Baixo
Serra da Jurema
Localização: Município de Itatiba
Distância: 91 km de São Paulo
Extensão: 4,5 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 800/940 metros
Percurso: +ou- 1 hora e 30 minutos
Piso da Trilha: Terra e Rocha
Características Ambientais: Solo de Massapé e Campos de Altitude
Atrativos desta Trilha: Mirante da cidade de Itatiba e a presença de muitas pedras.

 
(Itatiba - significa Muita Pedra, no Tupi - "A Princesa da Colina" - vemos muitas delas pela trilha)

ANÁLISE DA TRILHA: O início do trekking se dá logo depois do bairro Jardim das Nações, mais ou menos 1km pela Estrada Vicinal Itatiba-Valinhos (Estrada Iti-050). Deixamos nosso carro, estacionado próximo à uma transportadora de caminhões e iniciamos a caminhada beirando a estrada, onde mais ou menos uns 300 metros acima localizamos à nossa esquerda uma placa indicativa do Pesqueiro Barbieri. Seguindo este caminho com o sol da manhã bastante forte, começamos uma subida pela trilha de terra seca, onde a vegetação verde e alegre nos dava boas vindas. A parte triste dessa caminhada, foi ver no decorrer dela bastante sujeira (latas de cerveja, sacos plásticos, restos de fogueiras,etc.), uma certeza de que algumas pessoas que frequentam ou visitam o local, não preservam os aspectos naturais do meio ambiente. Bem, continuando o relato, podemos observar a presença de diversos pássaros e pequenos insetos que alegram a vida selvagem dali. Uma das partes mais belas do local são a presença das pedras que enfeitam o lugar. Após alguns minutos de caminhada nos deparamos com duas torres e uma cerca de madeira na qual entramos para prosseguir o trekking. Ali a presença das pedras é ainda maior, pois é a parte mais alta da trilha, seu pequeno cume chega a uma elevação de 940 metros, onde podemos observar a cidade de Itatiba, do alto da Serra da Jurema. Ao chegarmos lá, paramos pra apreciar a vista clara de um dia ensolarado, nos refrescar com água e isotônicos e tirar muitas fotos da vista fenomenal da cidade. O vento forte e gelado nos fez abreviar um pouco a descida, que realizamos sem muito esforço com a ajuda do bastão de trekking. Fica uma dica pra quem ainda não conhece o lugar. Boa aventura! Obs.: Não esqueça de recolher o seu lixo de volta! Abçs! Fábio Bravim

(Do Alto da Serra da Jurema - as Pedras Rolantes)

13 comentários:

  1. Ótima postagem!!! Você soube expressar fielmente as características da trilha!!! beijos...

    ResponderExcluir
  2. E a postagem do Zooparque???? tá devendo essa!!!rsss Aguardo!!!! beijussssssssssssss...

    ResponderExcluir
  3. ...lugar bom e relaxante...já fiz o Zooo...kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. muiito boonitoo esse lugaar meesmo fuui laah , dia 29/06/2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...precisamos divulgar melhor as partes turísticas de Itatiba..obrigado!!!

      Excluir
  5. Lindo panorama. Do alto dá para avistar não só Itatiba, mas Jundiaí, Vinhedo, Valinhos e Campinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...maneiro, dá pra avistar muitos lugares mesmo...visual panôramico 360 graus...Valeu!!!

      Excluir
  6. moro nessa cidade e também já frequentei muito esse lugar, pois meu pai o Sr Sebastião nunes de melo, ja falecido, trabalhou por muitos anos cortando esse enormes pedras, para ser feito o calçamento das ruas da cidade. ai nessa serra, já no topo dela, onde existem as torres de transmição da energia, seguindo por uma estrada de terra, que fica, mais para a direita, se chega a um descampado, que fica logo após uma cerca de arame, descendo por esse descampado, se chega a um amontoado de pedras, formando uma gruta sabe! -ao qual dei o nome de,
    "a caverna do coiote cego"; essa caverna ou gruta de pedras deve estar lá ainda, no meio do mato, isso é se a mão do homem já não tiver a destruido não é mesmo. já fazem muitos anos que eu não tenho a oportunidade de estar subindo lá encima sabe! antes eu até que podia subir lá, mas em 1994, sofrí um acidente de carro, que me impossíbilito de estar andando, por enquanto, mas tão logo eu esteja com os movimentos de meus membros reestabelecídos novamente, pretendo voltar lá, nem que seja apenas para sentir a brisa no meu rosto novamente e assim sentir a presença de meu pai ali comigo, mais uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal seu relato, não sabia da existência dessa gruta, espero um dia conhecer, e que vc possa se recuperar logo e curtir aquela maravilha de lugar!!! Boas vibrações!!! Abçs!!!

      Excluir
  7. eu sou o, luobomd+; como eu disse esse lugar me trás boas recordações de minha infância, na época em que o meu, já falecido pai trabalhou lá no topo dessa serra, que ao subir, vc passa por um pesqueiro, que eu não o conheço ainda, pois na época em que o meu Pai trabalhou lá não existia nada lá, era somente a estradinha de terra e mato.
    no começo dessa serra, ou melhor, antes de se começar a subida, logo na entrada existe uma casa, essa casa na época dos fatos, era ocupada pelo administrador da pedreira, à qual meu Pai prestava serviços, então todos os sábados o meu Pai tinha que passar na residência desse senhor para receber, mas antes de descermos a serra sempre íamos até essa gruta, à qual dei a nome de, a "caverna do coiote cego", até hoje não sei de onde foi que eu fui tirar esse nome.sei dizer que inclusive a minha mãe, que já não está entre nós também, pois ela também já é falecida sabe, pois ela faleceu antes que o meu pai, o meu pai faleceu no ano de 2005 e a minha mãe faleceu em 1.960, foi vítima de um atropelamento, quando se aproxímava de casa, se encontrava há um quarteirão de casa, nua bifurcação, um indivíduo sem possuir habilitação, tentou passar entre a minha mãe que estava grávida de seu segundo filho, falando assim, é coisa de não acreditar mesmo, pois além dela estar grávida, "agora vem o fato que é de não se acreditar mesmo", aquele seria o último dia em que a minha mãe trabalharia, pois na segunda- seira, ela já estaria de licença maternidade. agora imagine vc, como que eu fiquei, uma criança de 10 anos de idade, sem mãe e o meu pai se casou em 1984 e trouxe a sua segunda esposa, para viver em nossa casa; mas eu não aceitei essa ideia não, e voltei para a casa de minha avó, mãe de minha mãe. com ela vivi até 1989, quando prestei o serviço militar, nesses mesmo ano a minha avó faleceu, e eu continuei morando com minhas tias, com quem vivo até hoje ok! bem eu já vou ficando por aqui, será que seria prudente deixar o meu email, para se por ventura vc queira sxe comunicar comigo, bem o meu email é, luciano.nunes2340@hotmail.com , abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde pessoal, estive ontem no Pico da Jurema, fiz algumas fotos por lá ( https://www.facebook.com/karl.mot/media_set?set=a.10155332045429123.1073741844.550754122&type=3 ). luobomd+ tentei localizar o conjunto de pedras e a gruta que comentou, mas, não encontrei. Pretendo voltar exclusivamente para esse fim, quem sabe ainda está por lá e eu consiga fazer algumas fotos para amenizar tua saudade... Abraços a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karl Mott, se vc puder estar fazendo isso por mim! -nossa cara, ficarei por D+ agradecido! -sabe que já cheguei a ir até lá, mas isso já faz algum tempo sabe, foi no ano de 1989, quando prestei o serviço militar, nessa Época ela ainda estava lá.depois com o passar dos anos, EM 1994 sofri um acidente automobilístico, que quase me tirou a vida sabe!-mas graças A Jesus estou me recuperando bem, depois de ter quebrado, 4 costelas, sofído um traumatismo cranino, quebrado fêmur da minha perna esquerda, acasionando um encurtamento de 4 cm da mesma, ter quebrado um osso da minha caixa craniana, em virtude do traumatismo craniano e ter ficado sem os movimentos do lado direito do meu corpo, até que sou uma pessoa muito feliz, num sabe, Karl Mott! -um grande abraço há vc e há todos os seus, viu! -já vou ficando por aki falou, fui e que sabe um dia não possamos nos encontrar hem! -pois moro em um bairro, que fica próximo, cerca de uns poucos km
      do pico da jurema

      Excluir
  9. poxa, que legal, vou fazer essa trilha nos próximos dias! Obrigada por contar pra gente! não conheço Itatiba e vou conhecê-la.

    ResponderExcluir