"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

***TRILHA DA BICA - São Paulo/SP 20/11/2010***

(Trilha da Bica - Retorno da Trilha do Mirante - São Paulo/SP)

Trilha: Trilha da Bica - Data: 20/11/2010
Trilha de Nível: Baixo
Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Curucutu
Localização: Município de São Paulo
Distância: 70 km do Centro de São Paulo
Extensão: 1,4 Km (ida e volta) - "Utilizamos como retorno da Trilha do Mirante: 900 m (volta)"
Perfil Altitudinal: 873/742 metros
Percurso: +ou- 30 minutos
Piso da Trilha: Terra
Características Ambientais: Floresta Atlântica de Encosta e Campos de Altitude
Atrativos desta Trilha: Bica d'água, antiga capela e pontes de madeira.


(Bica D'água - Um refresco na Serra do Mar)

ANÁLISE DA TRILHA: A Trilha da Bica, foi percorrida de uma forma diferente; no folder explicativo do Parque ela consta como uma trilha de nível baixo, com 1,4 km de extensão (ida e volta). Utilizamos ela somente no retorno da Trilha do Mirante. No passaporte Trilhas de São Paulo, ela não consta como roteiro, portanto não contamos sua kilometragem completa, pois estamos contando ida e volta da Trilha do Mirante (2,1 km), e mais 900 metros, pois pegamos um atalho de volta passando pela Bica, e retornando ao Centro de Visitantes. Na saída do Mirante, com nebulosidade, encontramos no caminho uma vegetação rica e bela. Numa elevação próxima entramos em uma antiga capela, usada pelos funcionários de uma velha fazenda de carvão onde faziam suas preces. Em uma placa após a Capela, existe a trilha para a Bica D'água. Alguns animais constumam frequentar esta trilha, e conseguimos observar e fotografar pegadas de Anta, no local, onde possivelmente elas bebem água. Chegando na bica, em meio ao tapete de esporões de pinheiro encontramos uma canaleta de bambu de onde jorra um grosso filete de água límpida e um pequeno poço com pedras no fundo. Uma pequena pausa para beber água da bica, tirar fotos e molhar a cabeça, e partimos adiante. Encontramos "taturanas" em meio as folhas, muitos Pinheiros e algumas pontes de madeira, onde fotos não faltaram. Como neste habitat os animais são de hábitos noturnos, quase não percebemos a presença deles, por isso a dificuldade até de encontrarmos pequenos pássaros. Mas tiramos fotos de alguns seres também importantes para a fauna local, como a libélula, que encontramos em nosso caminho. Continuamos a caminhada um pouco cansados e com fome por conta da trilha anterior ao Mirante, e nos despedimos do grupo que nos acompanhou com registros em fotografia da nossa aventura na Serra do Mar. Até Breve!

(Trilhando a Serra - Núcleo Curucutu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário