"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Parque Estadual de Porto Ferreira/SP - TRILHA DAS ÁRVORES GIGANTES 13/11/2010

(6ª Trilha - Trilha das Árvores Gigantes - PE de Porto Ferreira)

6ª Trilha - Trilha das Árvores Gigantes - Data: 13/11/2010
Trilha de Nível: Baixo
Parque Estadual de Porto Ferreira

Localização: Município de Porto Ferreira/SP
Distância: 227 km de São Paulo
Distância Cidade/Parque: 8 km

Extensão: 3,5 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 603/603 metros
Percurso: 2 horas


Piso da Trilha: Terra
Características Ambientais: Cerrado, Florest
a Estacional Semidecidual
Atrativos desta Trilha: Ribeirão dos Patos, Jequitibá-Rosa Secular, Árvores de Grande Porte , o Arboreto de Essências Nativas e Animais Silvestres.


(Caminhada tranquila e gratificante)

ANÁLISE DA TRILHA: Nosso passeio começa com uma visita no Centro de Visitantes, onde podemos observar alguns exemplares de animais empalhados (lobo-guará; mão pelada; veado catingueiro; gato do mato; teiú; sussuarana e outros) que foram vítimas de atropelamentos na estrada próxima ao parque, sementes e frutos das árvores que ali se encontram e um estudo de Dendrocronologia, que é um método científico para estabelecer a idade de uma árvore baseado nos padrões dos anéis em seu tronco. Os monitores que nos passaram as informações do Parque foram o João Paulo e o Neto bastante receptivos e bem orientados...Valeu, pela força!!!
O início da trilha é bem demarcado e bem mapeado, neste dia tivemos a sorte de contemplar o Parque com um silêncio "ensurdecedor" de cigarras e pássaros. Logo em seu início a trilha nos proporcionou a vista de um réptil muito comum, e ligeiro: o teiú. Essa trilha é muito bonita e hospitaleira, e podemos ver a transição do c
errado, para a floresta. Muitas sementes de árvores pelo caminho , cupinzeiros, e várias placas de educação ambiental. Nesta trilha é quase que imprescindivel o uso de binóculos, pois se avistam diversos pássaros, entre eles o tucano que conseguimos ver como ele realmente deve ser visto: na natureza e livre. As árvores gigantes são realmente um atrativo especial, pois até onde a vista consegue enxergar existem copas enormes e verdes para fazerem brilharem os olhos. A Figueira, o Cedro e o Jequitibá-Rosa, são os mais bonitos do local. Fizemos uma pausa para hidratação e comer frutas depois seguimos rumo ao Ribeirão dos Patos, onde vimos uma Peroba-Rosa, e nos maravilhamos com a calma do Ribeirão, onde pude avistar muitos peixes, e um ótimo local para fotos. No meio da trilha existe um outro atrativo diferente: uma Peroba-Grávida, como é chamada, pois existe uma saliência em seu tronco, que para muitos lembra uma mulher grávida e que na minha opinião parecia mais um elefante filhote...rs...Chegando ao fim da trilha, decidimos retornar por outro caminho, uma área de transição, também já trilhada, onde pra nossa surpresa, estavam uma família de macacos-pregos, um pouco assustados com nossa presença e com muitos filhotes"baderneiros", querendo chamar a atenção de nós. A nossa última passagem foi pelo Arboreto, local lindo e com árvores de diversas espécies. Trilha pouco cansativa e de muita apreciação, indicada para todas as faixas-etárias. Retornamos ao Centro de Visitantes e carimbamos nosso passaporte! Agora, rumo ao próximo Parque.


(A Bela FIGUEIRA)

4 comentários:

  1. A folha

    A natureza são duas.
    Uma,
    tal qual se sabe a si mesma.
    Outra, a que vemos. Mas vemos?
    Ou é a ilusão das coisas?

    Quem sou eu para sentir
    o leque de uma palmeira?
    Quem sou, para ser senhor
    de uma fechada, sagrada
    arca de vidas autônomas?

    A pretensão de ser homem
    e não coisa ou caracol
    esfacela-me em frente à folha
    que cai, depois de viver
    intensa, caladamente,
    e por ordem do Prefeito
    vai sumir na varredura
    mas continua em outra folha
    alheia a meu privilégio
    de ser mais forte que as folhas.

    Carlos Drummond de Andrade
    Beijos, NI.

    ResponderExcluir
  2. é linda poesia...pra quem respira poesia! Fantástico!

    ResponderExcluir
  3. é mtoo lindo o lugar vale a pena se conhecer pois é uma experiencia e tanto estar junto a natureza contemplando-a sem danifica-la d nenhuma maneira

    ResponderExcluir