"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

domingo, 1 de maio de 2011

História da Pedra do Baú - SÃO BENTO DO SAPUCAÍ/SP

HISTÓRIA DA PEDRA DO BAÚ
 (Abrigo construído no alto da Pedra do Baú) 

Desde a infância os irmãos João e Antônio Teixeira de Souza eram aficionados pela aventura. Um dos principais desafios dos irmãos era a escalada da estupenda Pedra do Baú, uma estrutura rochosa de aproximadamente 350m de altura, 540m de comprimento e com abismos de até 200m.
O mais entusiasmado dos irmãos, João Teixeira de Souza, tentou exaustivamente a conquista do gigante de rocha inúmeras vezes, porém sem sucesso.
No ano de 1940 João Teixeira de Souza teve um sonho: "uma linda mulher vestida de branco levou-o até um determinado ponto na base da Pedra, e a partir desse ponto ele conseguiu realizar a tão sonhada escalada". No dia seguinte, João Teixeira correu entusiasmado até a casa de seu irmão, e contou toda a estória. O irmão Antônio não deu muita confiança para João, porém resolveu ajudá-lo, afinal de contas os dois já tinham tentado tantas vezes.
E não é que esse foi o dia? Exatamente no local do sonho, João e Antônio Teixeira de Souza conseguiram conquistar o gigante de pedra. Na época essa foi uma façanha inacreditável gerando alvoroço nas redondezas e em muitas outras regiões.
Com a repercussão do feito, um rico empresário, Luiz Dummont Villares, um apaixonado pela região resolveu contratar os dois irmãos para levá-lo ao topo da Pedra. O Sr. Villares ficou tão impressionado com a beleza do local que além de "bancar" a primeira e a segunda escada (Via Ferrata) do Baú, também construiu no topo da Pedra um dos primeiros abrigos de montanha do Brasil.

 
(Via Ferrata - acesso ao cume da Pedra do Baú)

O abrigo era considerado extremamente moderno para sua época, com pára-raios, sistemas de captação e tratamento de água (a água já utilizada era reaproveitada no banheiro), além de 21 camas de campanha, cozinha, uma lareira e até alguns utensílios de cozinha.
O abrigo tinha um imenso sino e um livro de anotações para que cada pessoa que subisse deixasse sua lembrança.
O abrigo foi inaugurado em 12 de janeiro de 1947. No sino de bronze que ficava na frente do abrigo estava a data de inauguração e o nome do abrigo e em uma placa, também de bronze, que ficava junto ao sino, estava o nome dos conquistadores e a data da façanha (Antônio Teixeira de Souza e João Teixeira de Souza em 12 de agosto de 1940). Todo corajoso que conseguisse vencer os 620 degraus até o topo deveria tocar o sino e assinar o livro.
O abrigo sofreu 2 atos de vandalismo. No primeiro, atearam fogo nas camas e jogaram o sino do alto da Pedra. O Sr. Villares restaurou todo o abrigo e o sino.
No segundp ato de vandalismo, o abrigo foi totalmente destruído. Atearam fogo em tudo e o Sr. Villares desistiu de reconstruir o abrigo, tendo em vista os inúmeros atos de vandalismo. 
Hoje em dia restam apenas os alicerces da casa.

6 comentários:

  1. É no contato com você que me sinto mais viva...
    Mais serena mais próxima do melhor...
    Você se mostra frágil, mas ao mesmo tempo inabalável...
    Sua presença está em todo lugar desde a brisa que passa e toca meu rosto levemente, até as folhas que caem das arvóres no outono...você é mesmo um presente!!!
    Você é doce como o luar, você é a natureza que me faz pensar na existência da verdadeira beleza....

    ResponderExcluir
  2. Atingi o cume em 24/09/2016 realizando um sonho pois meus pais são de Sapucaí Mirim e sempre ouvi várias histórias. Hoje aos 56 anos me sinto realizado.Obrigado meu Deus !

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é: Wanderley Robison Barbosa.
    Ela é linda de mais !!!

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é: Wanderley Robison Barbosa.
    Ela é linda de mais !!!

    ResponderExcluir
  5. Atingi o cume em 24/09/2016 realizando um sonho pois meus pais são de Sapucaí Mirim e sempre ouvi várias histórias. Hoje aos 56 anos me sinto realizado.Obrigado meu Deus !

    ResponderExcluir