"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PE de Vassununga - Santa Rita do Passa Quatro/SP - TRILHA DOS JEQUITIBÁS 14/11/2010

(7ª Trilha - Trilha dos Jequitibás - PE de Vassununga)

7ª Trilha - Trilha dos Jequitibás - Data: 14/11/2010
Trilha de Nível: Baixo
Parque Estadual de Vassununga

Localização: Município de Santa Rita do Passa Quatro/SP
Distância: 245 km de São Paulo
Extensão: 2,3 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 560/605 metros
Percurso: 1 hora e 30 minutos


Piso da Trilha: Terra, adaptado a usuários de cadeira de roda e a pessoas com mobilidade reduzida
Características Ambientais: Várzea, Floresta Latifoliada, Tropical Semidecídua
Atrativos desta Trilha: O maior exemplar de Jequitibá-Rosa do estado, denominado "O Patriarca" da espécie, mirante, com deck de madeira à margem do córrego da Gruta, para interpretação ambiental e histórico cultural.

(Bosque dos Jequitibás)

ANÁLISE DA TRILHA: Iniciamos nossa trilha numa visita ao Centro de Visitantes, onde fomos também, bem recebidos pelo monitor local. Ali podemos observar o símbolo do parque que é representado pelo "Patriarca" um jequitibá-rosa, e no desenho de seu tronco a divisão do parque pela rodovia Anhanguera. Outra coisa interessante a se observar, são as pegadas de animais que habitam o parque, os moldes foram tirados e expostos para os visitantes, são pegadas de: Veado-Catingueiro, Cachorro do Mato, Onça Parda, Jaguatirica, Mão-Pelada, Cutia e Cateto. Vimos também assim como no Parque de Porto Ferreira, animais empalhados e que também foram vítimas de atropelamento na rodovia, a cena mais triste é ver uma pele de Jaguatirica que foi tirada de um animal encontrado morto no Parque, vítima de caçadores, e com marcas do chumbinho na pele. Deixando o Centro de Visitantes nos encaminhamos para o outro lado do Parque para iniciarmos nossa caminhada pela trilha dos Jequitibás. A trilha é muito leve e com o silêncio seria capaz de ouvirmos o canto dos pássaros e o barulho de algum animal pela trilha, eu disse seria porque mais uma vez fomos surpreendidos com uma excursão vinda de Ribeirão Preto e com muita gente na trilha isso é praticamente impossível. O nome Jequitibá vem do Tupi-Guarani: Jiqui significa um artefato indígena usado na pesca na forma de um cone afunilado, e Ybá significa o fruto, portanto o significado de Jequitibá é: o fruto da árvore é semelhante ao Jiqui. O percurso todo é identificado com placas e painéis interpretativos que nos informam sobre a diversidade de espécies vegetais da Floresta Estacional Semidecidual. Numa dessas placas podemos observar as espécies que estão em extinção e que habitam o Parque. Fotografamos muitas espécies de Bezouros nesta trilha, mas quando nos deparamos com a imponência do "Patriarca", é que nos sentimos pequenos e quase nada diante da beleza incomparável da criação Divina. Esse Jequitibá-Rosa tem 40 metros de altura e 4 metros de diâmetro, acredita-se que tenha mais de 500 anos , não se sabe, pois só com um estudo de Dendrocronologia, poderia avaliar sua idade correta. Ele já foi atingido por um raio e teve um dos seus grandes galhos quebrados por uma tempestade. Existe um monitor que se encontra no local e sempre passa essas informações aos visitantes. Ali tiramos uma série de fotos, pois sem esses registros não seria uma trilha convincente. Continuando nossa trilha chegamos no Bosque dos Jequitibás, onde se tem um recanto de grande beleza cênica, banhada pelo Córrego da Gruta; mais fotos para nossa lembrança. O fim da trilha é num portão de madeira, onde se tem banheiros para os usuários do Parque. Retornamos e continuamos observando a mata, conseguimos voltar um pouco mais tranquilos e sem barulho dando até pra observar pelo binóculo algumas espécies de pássaros do local. Trilha fácil e sem muito esforço físico. Até nossa próxima...

" O PATRIARCA" (Jequitibá-Rosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário