"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

domingo, 26 de fevereiro de 2012

***CACHOEIRA DOS QUATIS - BROTAS/SP - 19/02/2012***

 (...Cachoeira dos Quatis - Brotas/SP...)

Cachoeira: Cachoeira DOS QUATIS - 19/02/2012
Cuestas Basálticas - Meio Oeste Paulista
Localização: Município de Brotas/SP
Distância: 254 km de São Paulo
Localização Exata: Alto da Serra - 5 km do Distrito do Patrimônio de São Sebastião da Serra / 26 km do Centro de Brotas
Queda Livre: 46 metros
Nascente: Rio Caçoroba afluente do Rio Jacaré-Pepira
Local: Sítio turístico com estacionamento, lanchonete, restaurante, 2 piscinas de água corrente com mini-cascata, trilha para a cachoeira e com agendamento a prática do canyoning e cascading.
Entrada: É permitido o banho de cachoeira.

 
  (...Placa indicativa do nosso destino...)

Trilha: Trilha da Cahoeira Dos Quatis - 19/02/2012
Trilha de Nível: Médio
Extensão: 3,9 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 636,30 metros
Percurso: +ou- 1 hora e 30 minutos
Piso da Trilha: Terra, grama e pedras
Características Ambientais: Cerrados, Campos e Matas Ciliares ao longo do rio.
Atrativos desta Trilha: Animais pastando, Cabreúvas, Pau-d'alhos, Anjicos que são árvores centenárias do Relevo de Cuesta da Mata Atlântica original, Paredões de pedras, Prática de Canyoning/Cascading e Cachoeira dos Quatis
  
(...Início da trilha pelos campos, e um temporal armando...)

 
(...piso da trilha, muito escorregadia por sinal, principalmente após a chuva na subida...)


(...Uma das únicas fotos da cachoeira, quase perdemos a máquina, mas não perdemos a foto!...)

ANÁLISE DA CACHOEIRA:Fizemos esta trilha na sequência da Cachoeira Cassorova, pois esta trilha fica na Fazenda Cassorova também. Ao iniciarmos a nossa caminhada, o tempo já dava sinais de mudança, pois nuvens negras se aproximavam. Decidimos descer até a cachoeira assim mesmo, pois o dever nos chamava. Antes de iniciarmos a descida embrulhamos e encapamos bem os materiais que não podiam molhar e fomos sem capa de chuva,  pois mesmo que não estivesse chovendo, pensávamos em entrar na cachoeira de qualquer maneira, nos banhando e refrescando do calor que fazia. Já nos primeiros 200 metros de trilha começou uma garoa intensa, o que impossibilitou um pouco tirarmos fotos. Como a descida até a cachoeira foi sendo fácil, pois o local é bem cuidado e ainda existem cordas de proteção no barranco todo, fizemos a descida sem paradas e em menos de 40 minutos já estávamos lá para contemplação da linda cachoeira. No local sempre fica de prontidão um monitor da fazenda, e tinham também o pessoal da agência de aventura fazendo cachoeirismo com os turistas. A força das águas da cachoeira, somada ao vento forte da chuva, nos deu uma sensação de tempestade total, mas mesmo assim não deixamos de entrar na cachoeira e nos molharmos completamente. Após alguns minutos de banho, resolvemos iniciar o caminho de volta, conseguimos ainda assim arriscando o comprometimento total da máquina fotográfica registrar aquele momento único. A subida foi um pouco mais puxada pois é um aclive muito perigoso, principalmente após toda aquela chuva. Como o piso é de terra e muitas pedras soltas, consequentemente se tornou barro escorregadio e liso, com diversas poças de água por toda a trilha, mas que com cuidado e atenção conseguimos vencer. Ao subirmos mais, já quase que chegando nos campos nos encontramos com outro grupo menos preparados, e que por conta da falta de preparos fizeram com que subíssemos devagar. Fica aí a dica, tome cuidado e se prepare bem para os desafios do trekking! Ao chegarmos na fazenda, completamente encharcados, tiramos as meias e as botas sujas e molhadas, lavamos os pés e buscamos um descanço na piscina. Trilha média e que merece um certo cuidado, mas vale a pena conhecer. Uma das paisagens mais lindas de Brotas. Até galera! Abçs Fábio e equipe PedraeAsfalto!

(...de volta aos campos e encharcados, mas isso eu já sei, fazem parte da vida...)

  (...acho que tem um sapo coachando na minha bota...)

Quem quiser conhecer a Cachoeira dos Quatis: só acessar o mesmo Site Oficial da Cachoeira Cassorova, pois fica no mesmo sítio turístico: - http://www.cachoeiracassorova.com.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário