"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sábado, 19 de março de 2011

PE do Jaraguá - SÃO PAULO/SP

O PARQUE: As primeiras notícias do local datam do início do século XVI quando o governador da Provincia, Martim Afonso de Souza, contribuiu para o início do ciclo do ouro e o Grande Casarão. A exploração do ouro estendeu-se até meados do século XIX, quando a atividade econômica principal passou a ser o cultivo do café. A partir daí a fazenda Jaraguá passa por vários proprietários até 1940, quando foi adquirida pelo Governo do Estado; em 1961 foi criado o Parque Estadual do Jaraguá.
Hoje a Fundação Florestal é responsável pelo local, tendo como principais atribuições: proteger seus Recursos Naturais, incentivar a Pesquisa e promover a Educação Ambiental.
O Parque Estadual do Jaraguá abriga um dos últimos remanescente de Mata Atlântica da região Metropolitana de São Paulo. Seu perfil singular promovido pelas montanhas que recortam o horizonte e perfazem uma altitude de 1.135 m, tornam o parque um atrativo natural raro na cidade.
O Parque Estadual do Jaraguá esta localizado na região noroeste da cidade de São Paulo mais precisamente no bairro do Jaraguá tendo como vizinho os bairros de Perus, Pirituba, Parque São Domingos e o Municipio de Osasco. A região passa por transformações imobiliarias tornando-se um grande centro de empresas de logistica.

(Subida até o cume do Pico - 2ª investida)

Amplitude Altitudinal: 700 à 1.135 45º 44'W

Amplitude de Temperaturas: Clima CFb - Temperado de inverno seco, caracterizado por duas estações climáticas bem demarcadas, uma quente e úmida - verão, e outra fria e seca - inverno. Temperatura média anual de 20ºC. Temperatura média mais fria 18º C

Principais Ecossistemas Representados: Mata Atlântica e Campo de Altitude.

Principais Espécies de Flora:
Palmeiras, palmito-juçara, samambaiaçu, guapuruvu, paineira, figueira, jatobá, aroeira, cambará, gameleira, angico, quaresmeira, manacá-da-serra, ipê, cedro, jequitibá, Pau-Jacaré, Pau-ferro, Araribá, embaúba, Goiabeira, Pitangueira, xixá, Bromélias, Orquídeas e outras.

Principais Espécies de Fauna: Grande variedade de aves como: tucano de bico verde, pica-pau branco, pica-pau de banda branca, pica-pau de cabeça amarela, pica-pau anão, martim-pescador grande, Martim pescador pequeno, Martim pescador verde, garça-branca, Garça Moura, socó, biguá, biguatinga, mergulhão, saíra-sete-cores, bem-ti-vi, beija-flor, periquito, João Barbudo, Gavião Carijó, Caracará, PavóTeiú,
Algumas espécies de mamíferos como: macaco-prego, veado-Mateiro, bicho-preguiça, jaguatirica, ratão-do-banhado, furão, quati, sagüi e outros.
Espécies variadas de répteis como lagartos, Teiú, Cagados, jabutis e cobra dentre as quais podemos citar a cobra coral e Jararaca.
Uma imensa variedade de espécies de insetos como borboletas e outros além de uma espécie endêmica.
Muitas espécies de aranhas tais como, caranguejeira, aranha marrom, armadeira e outras.

Fonte: http://www.fflorestal.sp.gov.br/

(...Foto tirada do Pico do Jaraguá - 1.135m - "Teto de Sampa"...ao fundo o Pico do Papagaio - 1.127m.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário