(...Cachoeira Véu de Noiva - Parque Nacional de Itatiaia/RJ...)
Cachoeira: Cachoeira VÉU DE NOIVA - 11/07/2012
Serra da Mantiqueira
Localização: Município de Itatiaia/RJ
Distância: 270 km de São Paulo
Localização Exata: Parte Baixa do Parque
Queda Livre: 40 metros
Distância: 270 km de São Paulo
Localização Exata: Parte Baixa do Parque
Queda Livre: 40 metros
Nascente: Rio Maromba
Entrada: Valor de R$ 11,00 (individual) para Brasileiros e R$ 22,00 (individual) para Estrangeiros. É permitido o banho de cachoeira.
Trilha: Trilha da Cachoeira do Véu de Noiva - 11/07/2012
Trilha de Nível: Médio
Extensão: 3,5 Km (somente ida até o Véu da Noiva e volta até a placa de bifurcação para Cachoeira Itaporani)
Perfil Altitudinal: 1.100 metrosTrilha de Nível: Médio
Extensão: 3,5 Km (somente ida até o Véu da Noiva e volta até a placa de bifurcação para Cachoeira Itaporani)
Percurso: +ou- 2 horas
Piso da Trilha: Pedra, terra e cascalho.
Fauna: A fauna da parte baixa é mais rica, propicia mais abrigo para mamíferos e algumas espécies de maior porte. Possui grande diversidade de pássaros.
Flora: Mata Atlântica com bromélias, orquídeas e samambaias.
Atrativos desta Trilha: Fauna e flora da parte baixa do parque e cachoeira para banho.
(...flora na parte baixa do parque...)
ANÁLISE DA CACHOEIRA: Após fazermos a trilha do Lago Azul decidimos que seria melhor fazermos um trekking subindo até o complexo da Maromba onde fica o estacionamento. A maioria das pessoas que estão ali preferem ir de carro, mas nós queríamos praticar um pouco da caminhada. Alguns metros após o centro de visitantes, encontramos uma placa indicativa que nos dava a primeira quilometragem da nossa aventura; ou seja teríamos que trilhar 3,5 km pela estradinha de chão de terra e cascalho do parque. Isso não foi problema pois a fauna e flora abudantes na parte baixa do parque foi nossa recompensa.
(...a Cachoeira Poranga, que em tupi significa "bonito", estava interditada...)
(...aqui já havíamos caminhado 1 km...)
(...casinha abandonada, na beira da trilha...)
A medida que íamos caminhando encontrávamos pássaros por todos os lados. Uns quinhentos metros à frente nos deparamos com a entrada da Cachoeira Poranga que infelizmente estava interditada (ainda voltaremos para conhecê-la) e não quisemos nos arriscar rompendo a passagem proibida. A medida que caminhávamos encontrávamos diversas placas sinalizando a rota a seguir. Pela trilha avistamos e fotografamos um Jacú bastante abundante por lá. Ainda por esta estradinha passamos pela entrada de uma outra trilha que leva até o cume dos Três Picos (que faremos também numa outra oportunidade, pois são 14 km de caminhada e não tínhamos este tempo). Ali também está localizado o Hotel do Ypê que tem uma altitude de 1.250 metros, um dos poucos dentro do P.N.I.; bem ao lado deste hotel fotografamos uma casinha branca abandonada na beira da trilha e por fim passamos por uma pontezinha sobre o Rio Campo Belo.
(...complexo Maromba, definindo rotas...)
(...foto tirada da ponte de madeira, sobre o rio Campo Belo...)
(...caminho de pedras, beirando a mata...)
(...apoio pra subida, uma trilha muito bem conservada...)
(...uma pequena fenda entre as pedras, passagem obrigatória...)
Ao chegarmos no complexo Maromba encontramos uma placa indicando as três cachoeiras, que compreendem a Piscina Natural do Maromba (Cachoeira do Maromba), a Cachoeira Itaporani e a Cachoeira Véu de Noiva. Definimos a nossa rota seguindo direto para a Cachoeira Véu de Noiva, onde subimos degraus de pedras, passamos por enormes pedras ao lado da trilha, ponte de madeira sobre o Rio Campo Belo e avistamos uma placa que indicava a cachoeira a apenas 260 metros de extensão. Continuamos subindo um caminho de pedras beirando a mata, onde é necessário um pouco de atenção pois o local é liso por ter muita umidade; mais a frente já é possível ouvir o barulho da água, subimos uns degraus de madeira com um pouco de cuidade e passamos por dentro de uma fenda bem estreitinha entre as pedras...dali pra frente o visual muda.
(...a gloriosa Véu de Noiva, no primeiro olhar ...)
(...face sul da cachoeira...)
(...a base dos seus 40 metros de queda...)
(...deixa entrar o sol...)
Passando a fendinha de pedras, nos deparamos com uma outra pontezinha de madeira bem lisa do outro lado (bastante cuidado). Dali mesmo da ponte é possível avistar e ouvir o barulho maravilhoso dos 40 metros de queda d'água dessa linda cahoeira. É impossível não se sentir em paz num lugar assim. Não esqueça a máquina fotográfica, repelente e água para hidratação. A trilha é um pouco movimentada, depois de alguns minutos por ali voltamos e paramos para tomar um lanche num banquinho entre a Véu de Noiva e a Itaporani. No próximo relato, vamos seguir daqui até a Cachoeira de Itaporani. Até!!!...
Obs. Uma correção - Segundo fontes mais detalhadas as pontes de madeira na ida até o Véu de Noiva, são na verdade de plástico, feitas com garrafas pet recicladas, tendo uma consciência bem ecológica.
(...paz, amor, coragem e serenidade...)
Muito legal o blog Fábio, parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluire só de curiosidade, as pontes de madeira indo para o véu de noiva são na verdade de plástico! isso mesmo, são todas feitas de garrafa pet reciclada!
abraçoos
...pô que bacana Dudu, vou dar uma corrigida no texto...valeu pelo apoio Véio...abçs
ExcluirInfelizmente a Cachoeira Poranga esta interditada até hoje!!! Um absurdo isso... um lugar tão lindo!!! Acredito que já fazem mais de 3 anos isso...
ResponderExcluir...pois é, queria conhecer...quem sabe um dia!!! Abçs!!!
Excluir