"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

***CACHOEIRA VÉU DE NOIVA - Parque Nacional de Itatiaia - ITATIAIA/RJ - 11/07/2012***

(...Cachoeira Véu de Noiva - Parque Nacional de Itatiaia/RJ...)

Cachoeira: Cachoeira VÉU DE NOIVA - 11/07/2012
Serra da Mantiqueira
Localização: Município de Itatiaia/RJ
Distância: 270 km de São Paulo
Localização Exata:  Parte Baixa do Parque
Queda Livre: 40 metros
Nascente: Rio Maromba
Entrada: Valor de R$ 11,00 (individual) para Brasileiros e R$ 22,00 (individual) para Estrangeiros. É permitido o banho de cachoeira.

(...placa indicativa do caminho das cachoeiras...)

Trilha: Trilha da Cachoeira do Véu de Noiva - 11/07/2012
Trilha de Nível: Médio
Extensão: 3,5 Km (somente ida até o Véu da Noiva e volta até a placa de bifurcação para Cachoeira Itaporani)
Perfil Altitudinal: 1.100 metros
Percurso: +ou- 2 horas
Piso da Trilha: Pedra, terra e cascalho.
Fauna: A fauna da parte baixa é mais rica, propicia mais abrigo para mamíferos e algumas espécies de maior porte. Possui grande diversidade de pássaros.
Flora: Mata Atlântica com bromélias, orquídeas e samambaias.
Atrativos desta Trilha: Fauna e flora da parte baixa do parque e cachoeira para banho.

(...flora na parte baixa do parque...)

ANÁLISE DA CACHOEIRA: Após fazermos a trilha do Lago Azul decidimos que seria melhor fazermos um trekking subindo até o complexo da Maromba onde fica o estacionamento. A maioria das pessoas que estão ali preferem ir de carro, mas nós queríamos praticar um pouco da caminhada. Alguns metros após o centro de visitantes, encontramos uma placa indicativa que nos dava a primeira quilometragem da nossa aventura; ou seja teríamos que trilhar 3,5 km pela estradinha de chão de terra e cascalho do parque. Isso não foi problema pois a fauna e flora abudantes na parte baixa do parque foi nossa recompensa.

(...a Cachoeira Poranga, que em tupi significa "bonito", estava interditada...)

(...aqui já havíamos caminhado 1 km...)

(...casinha abandonada, na beira da trilha...)

A medida que íamos caminhando encontrávamos pássaros por todos os lados. Uns quinhentos metros à frente nos deparamos com a entrada da Cachoeira Poranga que infelizmente estava interditada (ainda voltaremos para conhecê-la) e não quisemos nos arriscar rompendo a passagem proibida. A medida que caminhávamos encontrávamos diversas placas sinalizando a rota a seguir. Pela trilha avistamos e fotografamos um Jacú bastante abundante por lá. Ainda por esta estradinha passamos pela entrada de uma outra trilha que leva até o cume dos Três Picos (que faremos também numa outra oportunidade, pois são 14 km de caminhada e não tínhamos este tempo). Ali também está localizado o Hotel do Ypê que tem uma altitude de 1.250 metros, um dos poucos dentro do P.N.I.; bem ao lado deste hotel fotografamos uma casinha branca abandonada na beira da trilha e por fim passamos por uma pontezinha sobre o Rio Campo Belo.

(...complexo Maromba, definindo rotas...)

(...foto tirada da ponte de madeira, sobre o rio Campo Belo...)

(...caminho de pedras, beirando a mata...)

(...apoio pra subida, uma trilha muito bem conservada...)

(...uma pequena fenda entre as pedras, passagem obrigatória...)

Ao chegarmos no complexo Maromba encontramos uma placa indicando as três cachoeiras, que compreendem a Piscina Natural do Maromba (Cachoeira do Maromba), a Cachoeira Itaporani e a Cachoeira Véu de Noiva. Definimos a nossa rota seguindo direto para a Cachoeira Véu de Noiva, onde subimos degraus de pedras, passamos por enormes pedras ao lado da trilha, ponte de madeira sobre o Rio Campo Belo e avistamos uma placa que indicava a cachoeira a apenas 260 metros de extensão. Continuamos subindo um caminho de pedras beirando a mata, onde é necessário um pouco de atenção pois o local é liso por ter muita umidade; mais a frente já é possível ouvir o barulho da água, subimos uns degraus de madeira com um pouco de cuidade e passamos por dentro de uma fenda bem estreitinha entre as pedras...dali pra frente o visual muda.

(...a gloriosa Véu de Noiva, no primeiro olhar ...)

(...face sul da cachoeira...)

(...a base dos seus 40 metros de queda...)

(...deixa entrar o sol...)

Passando a fendinha de pedras, nos deparamos com uma outra pontezinha de madeira bem lisa do outro lado (bastante cuidado). Dali mesmo da ponte é possível avistar e ouvir o barulho maravilhoso dos 40 metros de queda d'água dessa linda cahoeira. É impossível não se sentir em paz num lugar assim. Não esqueça a máquina fotográfica, repelente e água para hidratação. A trilha é um pouco movimentada, depois de alguns minutos por ali voltamos e paramos para tomar um lanche num banquinho entre a Véu de Noiva e a Itaporani. No próximo relato, vamos seguir daqui até a Cachoeira de Itaporani. Até!!!...

Obs. Uma correção - Segundo fontes mais detalhadas as pontes de madeira na ida até o Véu de Noiva, são na verdade de plástico, feitas com garrafas pet recicladas, tendo uma consciência bem ecológica.

(...paz, amor, coragem e serenidade...)