Trilha: Trilha do Pico da Serra das Cabras - Data: 01/05/2012
Trilha de Nível: Fácil
Serra das Cabras - Distrito de Joaquim Egídio
Serra das Cabras - Distrito de Joaquim Egídio
Localização: Município de Campinas/SP
Distância: 120 Km de São Paulo
Distância: 120 Km de São Paulo
Extensão: 5 km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 685/1.033 metros
Percurso: +ou- 2 horas
Perfil Altitudinal: 685/1.033 metros
Percurso: +ou- 2 horas
Piso da Trilha: Terra, grama e pedras.
Características Ambientais: Mata Atlântica.
Atrativos desta Trilha: Mirantes, Pedra da Águia, Pedra da Agulha, Pedra Mor, Bica D'água, Acampamentos, Borboletas, Pássaros e as Cabras.
ANÁLISE DA TRILHA: Fizemos esta trilha aproveitando o feriado do Dia do Trabalhador (1º de Maio). O acesso para o local é feito pela Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, sentido Morungaba. Chegando no Portal da cidade é só avistar e seguir as Placas de Atrativos Turísticos da Cidade sentido Pico da Serra das Cabras e Observatório, que não vai ter erro.
Chegando no local, deixamos nosso carro do lado do Observatório, no ponto mais alto do Monte Urânia. Ali existe uma espécie de Parada Obrigatória para conhecer as pedras famosas (Pedra Mor, Pedra da Águia e Pedra da Agulha). O local, estilo uma cabana atualmente esta na mão do proprietário dali (Sr. Mauro), que cobra R$ 5,00 p/ pessoa para estacionar o carro e visitar as trilhas. Caso queira acampar é cobrado R$ 10,00 p/ pessoa.
(...Entrada para as trilhas do Pico da Serra das Cabras...)
(...cabras, afinal lá é o lugar delas...)
Iniciamos a trilha dentro da propriedade particular, após uma cerca azul e contamos uma pequena caminhada de uns 15 minutos até as Pedras da Águia e da Agulha, no máximo uns 700 metros de extensão de trilha. De fácil acesso e sem problemas para iniciantes no trekking. A trilha é bem leve, de terra e grama. Nos dias anteriores havia chovido muito e sem parar, portanto tinha muita poça e barro por toda parte.
A Pedra da Agulha se
destaca mais, pois é semelhante a uma pirâmide ou um cristal pontiagudo,
já a Pedra da Águia tem este nome pois é um ponto constante de pouso de
aves no seu topo. A vista das pedras juntas formam uma paisagem natural e
exuberante da Serra das Cabras.
Após algumas fotos na Águia e Agulha, foi hora de rumar à Pedra Mor. Voltando pelo mesmo caminho, existe uma placa indicativa entre as duas pedras que seguindo-a não terá erro; é pegada uma trilha pela mata e mais ou menos uns 15 minutos ou 700 metros depois já estamos na Pedra Mor.
(...colunas resistentes...)
(...é!!! este dia parecia nublado, né "Nikon"...)
(...detalhe da Pedra da Agulha...)
Após algumas fotos na Águia e Agulha, foi hora de rumar à Pedra Mor. Voltando pelo mesmo caminho, existe uma placa indicativa entre as duas pedras que seguindo-a não terá erro; é pegada uma trilha pela mata e mais ou menos uns 15 minutos ou 700 metros depois já estamos na Pedra Mor.
(...chegando na "Pedra Mor"...)
(...180º da Pedra Mor, onde a vista é linda demais...)
(...vertiginoso paredão...)
Escolhemos esta paisagem pra descansar e tomar um café da manhã reforçado pra continuar nosso trekking. Neste dia o sol reinava e nem sinal do tempo ruim do feriadão prolongado. Recarregamos nossas energias neste lugar abençoado e partimos pra uma outra trilha até a Bica D'água, onde existem vários clarões para acampamento.
(...Serra das Cabras - Monte Urânia 1.033 metros de altitude...)
(...Ni e a Pedra Mor...)
Resolvemos dali explorar um pouco mais das trilhas do local e nos orientamos através da bússola. A trilha que leva até a Bica D'água e ao Acampamento, inicia-se à direita da Pedra Mor. Caminhamos cerca de 1 Km, mais ou menos 30 minutos e já chegamos até nosso destino final. Refrescamos um pouco do calor da trilha na biquinha e exploramos um pouco mais da área de acampamento que segundo informações; aeromoças fazem curso de sobrevivência por lá. No local existem várias trilhas que levam de um lado pra outro e por quilômetros de extensão. Então não resolvemos arriscar muito e se perder sem razão, e ali mesmo decretamos fim da nossa trilha.
(...pequena Bica D'água...)
(...trekking pela mata...)
(...borboleta estilosa...)
Gostaria de agradecer as visitas ao meu Blog e os comentários que por vezes encontro aqui, a intensão que tenho com estes relatos é facilitar o acesso de informações para a realização das trilhas, pois as vezes na Internet é um pouco escasso esse tipo de informação e fica sempre faltando algo realmente confiável e de certa forma minha página serve também como fonte de pesquisa particular e por que não compartilhada. Vejo que existem relatos desencontrados, e por vezes exagerados de alguns aventureiros que dizem ter feito este ou outro passeio; fica minha sugestão de que nem toda fonte relatada é realmente a verdade sobre o local. Gostaria de ler algumas críticas ou retificações caso tenha errado em alguma postagem ou informação. Valeu por ter curtido minha página e "Viva o Trekking'! Abçs! Fábio V. Bravim.
Linda postagem!!!
ResponderExcluirObrigado Ivani, bjs...
ExcluirBoa noite, tudo bem? Você costuma formar algum grupo de trekking? Estou procurando um grupo que goste desse tipo de atividade para voltar a praticar. Se conhecer algum da região e puder me informar, agradeço muito.
ResponderExcluirMeu email é lrdemonte@yahoo.com.br
Obrigado,
Leonel
Não tenho um grupo grande de TREKKING não, é mais familiar mesmo...mas posso te indicar o Florivaldo que gosta de organizar essas atividades...aí vai o facebook dele:
Excluirhttps://www.facebook.com/florivaldo.ribeiro
valeu pela força...att
Fábio
Já fiz algumas trilhas com o Florivaldo, que é sério. Recomendo.
Excluir...acredito que sim, abçs!!!
ExcluirParabens pela postagem...muito bacana!
ResponderExcluirValeu...agradeço pela visita...e venha mais vezes...abçs!!!
ExcluirBelas imagens, meu caro. Pretendo ir ao Pico das Cabras em breve e seu blog me forneceu importantes informações. Grato. Grande abraço.
ResponderExcluirMarcos, sou aqui de Campinas, já fui lá algumas vezes, mas ha uns 7 anos não vou lá. Depois de casado e filho ficou mais difícil (rs.)Bem se quiser uma companhia qdo for la no pico das cabras entre em contato. fernandogomes_cps@hotmail.com
ExcluirValeu amigo, abçs!!!
ExcluirCaro, ótimo relato... gostaria de confirmar que então o ponto de partida é ao lado do observatório do pico das cabras né? o sr. Mauro está sempre por lá ou é preciso marcar? vc tem o tel de lá?
ResponderExcluirobrigada pelas informações,
Dalila
...isso mesmo...pode chegar que ele atende...quanto ao telefone infelizmente não!...bom passeio, vai sem medo!
ExcluirOba, me permite perguntar, eles tem ou entregam um mapa do local?
ResponderExcluir...olha!!! desconheço; caso consiga...me informe! Valeu pela visita!!!
ExcluirOba, me permite perguntar, eles tem ou entregam um mapa do local?
ResponderExcluir...olha!!! desconheço; caso consiga...me informe! Valeu pela visita!!!
Excluirpo cara, estou muito feliz com esse diario que voce preparou, sou do Rio de Janeiro e moro em Morungaba há 4 anos. não conhecia o lugar, mas por causa dessa sua visita, acaparei com minha noiva e alguns amigos nesse fim de semana! abraços!
ResponderExcluir...e aí como foi o acampamento???
ExcluirEsse lugar é maravilhoso.
ResponderExcluirFui com um grupo de amigos e todos adoramos!
Já marcamos o próximo! :)
O que eu mais curti foi a mina, que gatinha, beijaria bem gostoso todo o corpo dela.
ResponderExcluirNi, você deve ser deliciosa na cama.
Estivemos ontem na Serra das Cabras.Maravilhoso!!! Caminhamos a tarde toda entre as pedras, o silêncio e a maravilhosa paisagem. O local faz muito bem para nossa alma...Segundo o administrador, sr. Junior, dentro de 30 dias estará disponibilizando todo aparato para atender melhor os trilheiros e visitantes. Valeu Rolando as suas dicas! Um grande abraço
ResponderExcluirDepois de ler seu relato, peguei a família hj e fomos pra lá...lindo demais! Estão reformando tudo e vai ficar muito bom.Passeio inesquecível.
ResponderExcluirOlá, linda postagem ! Alguém sabe o que estão fazendo no Pico das Cabras ? Fui lá ontem mas tem um muro alto e portão fechado no lugar da cerca, tivemos que acampar em Morungaba no Parque Ecológico.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirSou de Hortolândia. Como faço para ir até este lugar? Onde deixo o carro?