"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sábado, 11 de dezembro de 2010

O Animal Símbolo de SÃO PAULO - "A Suçuarana"

UM POUCO DA HISTÓRIA DELA:

A suçuarana, também chamada de puma, cougar, jaguaruna, leão-baio, onça-parda, onça-vermelha e leão-da-montanha, é um mamífero da família dos felídeos nativo das Américas. É o segundo felino mais pesado do Novo Mundo, depois da onça-pintada, e o quarto mais pesado do mundo, depois do tigre, leão e onça-pintada, embora seja mais frequentemente relacionada aos pequenos felinos.

A suçuarana é territorial. Os tamanhos dos territórios individuais dependem do terreno, vegetação, e abundância de presas. É um animal recluso e normalmente evita pessoas. Os ataques em seres humanos permanecem raros, apesar de um aumento recente na frequência.

Sua pelagem varia do castanho-avermelhado ao cinza-azulado, sendo esbranquiçada no focinho, garganta, peito, ventre e na parte interior das patas. Espécimes melânicos são comuns, enquanto albinos são raros.

Seu tamanho pode chegar até 1,95 m. Os machos adultos pesam de 53 a 72 kg, enquanto as fêmeas variam de 34 a 48 kg. Os espécimes de clima frio tendem a ser maiores que os de clima quente. A expectativa de vida é calculada entre 9 a 13 anos no ambiente selvagem e até 20 anos no cativeiro.

Devido à destruição de seu habitat natural, as suçuaranas se vêem obrigadas a invadir áreas rurais, e até mesmo urbanas, em busca de suas presas. Ao atacar gado doméstico, ela provoca a ira de pecuaristas, que a caçam, levando esta espécie ao risco de extinção. Outro fator que concorre para seu extermínio é o isolamento de grupos populacionais destes felinos.

De todas suas subespécies, uma encontra-se em extinção: o suçuarana-do-wisconsin.

Mais informações:http://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%A7uarana

A ESCOLHA:

De junho a setembro de 2010 os paulistanos participaram da votação online e ajudaram a escolher o animal silvestre símbolo. Os concorrentes, 15 candidatos (escolhidos por técnicos da Divisão de Fauna com a colaboração de professores e pesquisadores do Museu de Zoologia/USP, do Instituto de Biociências/USP, do Instituto Butantã e das ONGs Save-Brasil e Centro de Estudos Ornitológicos), começaram com uma disputa concentrada entre aves, mas a Suçuarana ocupava, semana a semana, a quarta posição. Nas últimas quatro semanas de votação ela começou a subir no ranking e abocanhou a eleição.

Com a escolha do animal como símbolo da cidade, as ações da Prefeitura relacionadas à biodiversidade serão identificadas com a figura da onça, em um selo estilizado.(Selo Comemorativo)

VOTOS TOTAIS POR CANDIDATO

CANDIDATO TOTAL DE VOTOS
15º Papa-vento (Enyalius inheringii) 1448
14º Rã-de-vidro (Vitreorana uranoscopa) 1850
13º Perereca-flautinha (Aplastodiscus albosignatus) 2239
12º Bugio (Alouatta clamitans) 2658
11º Caracará (Caracara plancus) 2694
10º Saruê (Didelphis aurita) 2798
9º Caxinguelê (Guerlinguetus ingrami) 2873
8º Pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus) 3169
7º Tico-tico (Zonotrichia capensis) 3292
6º Beija-flor-tesourão (Eupetomena macroura) 3558
5º Periquito-rico (Brotogeris tirica) 6793
4º João-de-barro (Furnarius rufus) 7962
3º Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) 12559
2º Bentevi (Pitangus sulphuratus) 13558
1º Suçuarana (Puma concolor capricorniensis) 16689
TOTAL DE VOTOS 84140

Imagem da onça parda foi registrada no extremo sul da cidade de São Paulo
(Foto: Divulgação/
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente)

A onça parda é o maior felino registrado atualmente em São Paulo e o segundo maior do Brasil. Foi encontrada em duas áreas da zona sul: Fazenda Capivari e Parque Estadual da Serra do Mar/Núcleo Curucutu. Trata-se do felino com maior distribuição no continente americano, ocorrendo do Norte do Canadá ao Sul da Argentina e Chile (Terra do Fogo). No Brasil, ocupa todos os tipos de biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Campos Sulinos. Possui grande capacidade de adaptação aos diferentes ambientes e climas.

As ações e projetos da Prefeitura de São Paulo voltadas à proteção da biodiversidade serão identificadas com a figura estilizada da onça parda, que será também utilizada em atividades de educação ambiental. Foi também desenvolvido um personagem, a Suçu, para trabalhar a questão da biodiversidade junto às escolas.

(Nova Mascote: A Suçu)

Nota: Recentemente estive visitando o Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar, onde pesquisadores conseguiram a foto acima postada, divulgada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da Suçuarana trilhando o local, as fotos dela e de outros animais que habitam a região podem ser vistas com os monitores no Centro de Visitação do Parque. Embora eu tenha votado no Bentevi como o símbolo de Sampa City, acho que a escolha dela foi muito bem feita, acredito que a Onça-Parda seja um símbolo de poder e confirma o lema do nosso Brasão "NON DVCOR DVCO". Assim quem sabe o Bentevi me deixe dormir! Pois tem uma porção deles por aí.

F.V.B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário