"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sábado, 12 de março de 2011

PE de Campos do Jordão (Horto Florestal) - TRILHA DOS CAMPOS 06/03/2011

(12ª Trilha - Trilha dos Campos - PE de Campos do Jordão - Horto Florestal)

12ª Trilha - Trilha dos Campos - Data: 06/03/2011
Trilha de Nível: Médio
Parque Estadual de Campos do Jordão - Horto Florestal
Localização: Município de Campos do Jordão
Distância: 165 km de São Paulo
Extensão: 3 Km
Perfil Altitudinal: 1.540/1.660 metros
Percurso: 1 hora e 30 minutos
Piso da Trilha: Terra
Características Ambientais: Campos de Altitude, Reflorestamento e Floresta Ombrófila Mista.
Atrativos desta Trilha: Mirantes Naturais e as Araucárias.
 (Mirantes Naturais - Os Campos de Altitude com as Araucárias ao fundo)

ANÁLISE DA TRILHA: A Trilha dos Campos, inicia-se com a placa do Passaporte, no qual já estamos habituados a encontrar, nas trilhas já realizadas por nosso grupo. Realizemos esta trilha em continuação da trilha das Quatro Pontes. Ao iniciarmos a subida, já podemos avistar as montanhas e a paisagem mais predominante das Angustifolias. Nesta data, o dia havia amanhecido com um pouco de nebulosidade, e estava ameaçando uma chuva a qualquer hora, o percurso em si é um pouco cansativo na subida, pois é uma trilha de campos de altitude. No primeiro quilómetro, existe uma parada pra observação e hidratação, com um banquinho de madeira e informações sobre a trilha a ser percorrida. Um pouco mais acima o tempo começou a fechar , nuvens negras estampavam o céu, mas ainda não havia começado a chover. Conseguimos tirar algumas fotos, com paisagens em três planos distintos; a vegetação predominante do campo de altitude onde nos encontrávamos, as montanhas mais próximas e as mais distantes na linha do nosso horizonte. (Ver a segunda foto acima). Após uns 10 dias de chuva intensa a trilha de terra ainda apresentava pontos escorregadios, tendo alguns cuidados caminhamos sem maiores problemas. Chegamos ao cume e iniciamos a descida numa área de reflorestamento, onde observamos a presença da fauna e da flora, como pássaros, teias de aranhas , borboletas, cogumelos muito grandes, pegadas e fezes de animais que habitam a região. Ao chegarmos na parte da floresta, uma espécie de samambaias rasteiras nos chamou bastante atenção, pois davam um contraste na paisagem. Após tirarmos algumas fotos, foi a hora de tirarmos as capas de chuva da mochila. Com 2,5 Km de caminhada, chegamos na entrada de outra trilha, a trilha Celestina que estava interditada no momento. Bem próximo dali avistamos uma pequena queda d'água, que proporcionava um som agradável das águas correndo em direção ao rio. Esta caminhada continuou para a trilha da Cachoeira, na qual estarei postando em breve aqui. Até!
(Caminho de terra - Araucária Solitária)

Nenhum comentário:

Postar um comentário