"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

***TRILHA DO PICO DO PENEDINHO - PENEDO/RJ - 14/07/2012***

 
(Trilha do Pico do Penedinho - Penedo/RJ)

Trilha: Trilha do PICO DO PENEDINHO - Data: 14/07/2012
Trilha de Nível: (Fácil) Baixo
Serra da Mantiqueira

Localização: Município de Penedo/RJ
Distância: 280 Km de São Paulo/SP 
Localização Exata: Rua Harry Bertell - até avistar uma casa com um portão de madeira e a placa Pico do Penedinho. Obs.: Para fazer este passeio é necessário pedir autorização na Casa do Chocolate, pois o pico é dentro de uma propriedade particular, o horário para visitação é de 9:20 até as 15:30 horas. É só deixar a autorização com o caseiro de lá e começar a caminhada.
Extensão: 1,5 Km (ida e volta)
Perfil Altitudinal: 600 metros
Percurso: +ou- 45 minutos
Piso da Trilha: Terra e folhagens.
Fauna: Pássaros e alguns insetos.
Flora: Mata com flores e plantas ao redor. 
Atrativos desta Trilha: Bica d'água e é possível ver partes dos municípios de Itatiaia, Resende, Penedo, Serra da Índia, Serra do Mar, Serra da Mantiqueira, a parte leste do Parque Nacional do Itatiaia e até identificar a pousada onde está hospedado em Penedo.

(...localização exata do pico na Avenida Harry Bertell...)

ANÁLISE DA TRILHA: Estivemos nesta data visitando este atrativo da cidade de Penedo. Fomos de carro até a Casa do Chocolate localizada na Av. Casa de Pedras, nº 10 - bem na entrada de Penedo e retiramos nossa autorização para o passeio. Esta autorização é obrigatória para fazer o passeio e não tem custo algum. Após pegarmos nosso vale, fomos de carro pela Av. Harry Bertell seguindo as placas e chegamos numa casa com um portão de madeira e uma placa de entrada para o Pico do Penedinho. Chegando ali, estacionamos o carro na parte de fora da casa e entregamos nosso vale ao caseiro de plantão. 

 
 (...trilha pra quem curte uma boa caminhada e um contato próximo com a natureza...)

 (...a flora presente por todo o caminho...)
 
 
(...biquinha refrescante na trilha do pico...)

 
(...caminho sinalizado e de fácil acesso, mas um pouco íngreme em alguns trechos...)

Começamos nossa caminhada adentrando à casa logo à esquerda e fomos subindo em direção ao pico. Esta trilha é bem sinalizada, e não tem como se perder da rota. Durante a caminhada, encontramos uma pequena bica d'água e refrescamos o rosto nela. A fauna e a flora neste pequeno trecho de trilha são muito bonitos. Eu coloquei a trilha como sendo de nível fácil, mas existem algumas subidas bem íngremes que tornam o passeio um pouco desgastante, mas nada insuportável, pois na trilha encontramos crianças e idosos. Refrescar-se e dar pequenas paradas para recuperar o fôlego são indispensáveis.

  (...no topo do Penedinho, onde há uma cruz...)

(...um visual atrativo em 180º, pela formosa Penedo...)
 
(...escrita logo abaixo da cruz do pico...)

O ponto culminante da trilha se dá quando é possível avistar uma cruz à frente. Dali a visão é linda, pois é possível avistar diversos lugares como: partes dos municípios de Itatiaia, Resende, Penedo, Serra da Índia, Serra do Mar, Serra da Mantiqueira, a parte leste do Parque Nacional de Itatiaia e até conseguimos avistar nossa pousada logo abaixo do mirante. Bem, depois de respirarmos a tranquilidade do local, tirarmos algumas fotos pra lembrança, foi hora de fazer o caminho contrário, voltar e reunir forças pras próximas aventuras. De lá de nossa pousada ainda conseguimos uma última foto. Só uma dica: É recomendável fazer este passeio no inverno, pois a trilha é toda aberta, sem árvores. Valeu! Até breve...amigos! Abçs do Fábio.
 
(...foto tirada de dentro do Hotel Vivenda Penedo, coladinho no Penedinho...)