É importante notar como nossa FAUNA e FLORA são riquíssimas...nosso país tem sofrido uma exploração desde seu descobrimento...são 510 anos desde que os portuguêses em busca do OURO se transformaram em "traficantes" das nossas terras.
Como não se lembrar de Serra Pelada no início dos anos 80, com sua busca desenfreada e impactante por uma corrida do ouro moderna, tendo sido aberto o maior garimpo a céu aberto do mundo. O impacto foi devastador na região e no clima.
Lembramos também de Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como "Chico Mendes" que foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental, onde sua intensa luta pela preservação da Amazônia o tornou conhecido internacionalmente e lhe custou a vida.
Pequenas histórias ou grandes passagens? Isso nos remete desde os primórdios do nosso "pobre" Terceiro Mundo - Novo Mundo. 510 anos são poucos anos pra se retirar o nosso verde, o nosso ar! Precisaremos de mais tempo até que nossa bandeira ganhe novas cores...
E você, o que é que você faz? Seja à noite ou seja pela paz...você acredita?
O Futuro, te importa? O Presente te presenteia com uma infinidade de coisas belas,..."E nas mensagens que nos chegam sem parar, Ninguém, ninguém pode notar, pois estão muito ocupados pra pensar"...
Em Luta pela Natureza e pela Pátria Amada...pois somos filhos deste solo, oh! mãe gentil!
...Como era verde o meu país...
O SERINGUEIRO - Zé Geraldo
Muita dó
no pio da jaó
Bem-te-vi viu primeiro
Tratou de avisar o mundo inteiro
só não pode evitar
que um golpe traiçoeiro
derrubasse o mais forte seringueiro
Chora rio
desafoga cachoeira
Sai no bico da torneira
o choro de um coro
de curiós e juritis
acompanhando o canto da perdiz
Como era verde o meu País
Obs.:
1) Citações:
O Que Você Faz à Noite (Dé/Gessinger) - Barão Vermelho - Álbum Carnaval 1988
Pela Paz - Titãs - Álbum Domingo 1996
Hino Nacional Brasileiro - - 1822
2) Trecho:
S.O.S. - Raul Seixas - Álbum Gita 1974