"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Into The Wild - Na Natureza Selvagem

Vou contar uma história aqui de um cara chamado Christopher Johnson McCandless (12/02/1968 - 12/08/1992), ou simplismente como gostaria de ser conhecido por suas andanças como Alexander Supertramp - "O urso Fantasma, a Besta dentro de todos nós".

Ele era um cara vindo de uma família bem sucedida americana, tipo essas padrões do Capitalismo Selvagem; muito mais introvertido com seu mundo particular do que com carreiras e sucessos, começou tendo alguns atritos com seus pais, poupando sua irmã, da intolerância familiar que tinha como calsa aparente a quebra de confiança principalmente pelo projenitor, que tinha sido infiel tendo duas famílias subseqüentemente.

McCandless não tolerava muito as regras da sociedade, e via naquele tipo de civilização que vivia, um modo patético de encarar a vida. Foi uma pessoa muito inteligente, e competente nos seus afazeres, tanto que concluiu um curso de história e antropólogia em uma Universidade qualquer americana.

Ele adorava ler os trabalhos de Jack London, Leo Tolstoy e Henry David Thoreau e isso motivou-o ainda mais para cair na estrada.

De personalidade forte e marcante, gostava de causas sociais, e assim que findou seu curso, pegou a reserva de estudo do banco e simplismente doou tudo para instituições de caridade, pegou seu veículo velho mas comprado com suor anti-capitalista, encheu ele de coisas para viajar até o Alasca, não avisou ninguém de seu paradeiro e seguiu seu rumo.


Um fato curioso é que tamanha a falta de apego por coisas materiais, recusou um carro melhor e novo que seus pais queriam lhe dar como premiação por ter concluído a Universidade e preferiu ficar com seu Datsun amarelo e antigo. Um problema mecânico rumo ao Alasca o fez abandonar o carro, pegou o dinheiro que estava no bolso, certamente neste momento já havia conhecido Raul Seixas, pois o que ele fez foi simplismente ..."rasgar dinheiro e tocar fogo neles(nos dólares), só pra variar"..., pegou o que pode levar nas costas e seguiu a pé como um aventureiro desbravador.

A partir daí nascia um Supertramp, ou por ele mesmo Alex Supertramp codinome usado até encontrar-se novamente com a verdade dentro de si. No caminho que Alex percorreu até chegar ao Alasca, de carona em caronas, conheceu gentes e conheceu também pessoas especiais, que mereciam espaço em suas lembranças presentes. Nestas amizades se mostrou uma figura ímpar e carismática, conheceu lugares magníficos, e fez da sua presença em cada local onde perambulou sua marca registrada.

Até aqui nada me surpreende, pois existem tantos a procura de caminhos melhores e uma vida nova, que perdem-se as contas de quantos vemos por aí, nas andanças.


Alex Supertramp, conseguiu chegar até uma estrada chamada Stampede Trail, e lá queria se embrenhar ao interior do seu Norte: o Alasca. O que mais me impressiona é a coragem dele, de se misturar a natureza e fazer parte dela, como um "Adão" arrependido, queria controlar a natureza selvagem que havia dentro e fora de si. Alex cometeu sim algumas falhas, como por exemplo, não se preparar adequadamente para o local onde iria desbravar; para um trekking, hoje isto é quase que uma cartilha...mas o objetivo dele naquele momento era outro, era provar pra si mesmo, que a natureza corria em suas veias e que viver da caça e de frutos lhe trariam a tranquilidade de espírito.

Ele cruzou o rio Teknalika, com água baixa e na sua trilha encontrou um "ônibus mágico'", não seria o "Teatro, já citado por Hesse"? pois então sentiu-se eufórico por estar ali, o ônibus estava abandonado, tinha o número 142 e era do Fairbanks Transit System. Ali está um escrito dele:

"Dois anos ele caminha pela terra. Sem telefone, sem piscina, sem animal de estimação, sem cigarros. Liberdade definitiva. Um extremista. Um viajante estético cujo lar é a estrada. Fugindo de Atlanta, não retornarás, porque "o Oeste é o melhor". E agora depois de dois anos errantes chega a última e maior aventura. A batalha final para matar o ser falso interior e concluir vitoriosamente a revolução espiritual. Dez dias e noites de trens de carga e pegando carona trazem-no ao grande e branco Norte. Para não mais ser envenenado pela civilização, ele foge e caminha sozinho sobre a terra para perder-se a natureza."
Alexander Supertramp - Maio de 1992


Alex, ficou dois meses vivendo como um eremita da natureza, e teve sua resposta quando sentiu-se mal por ter matado um Alce e desperdiçado sua carne, ali viu-se renascido e dizia que sua verdadeira vida apenas havia começado. Talvez sua lição e legado tenha sido essa:

"...Viver deliberadamente: atenção consciente ao básico da vida e uma atenção constante ao meio ambiente imediato e o que lhe diz respeito, exemplo-um emprego, uma tarefa, um livro, tudo exigindo concentração eficiente. (Circunstância não tem valor. Todo significado verdadeiro reside na relação pessoal a um fenômeno, o que ele significa pra você)..."

A trágica história de Cris se deu quando ele em paz espiritual quis retornar ao convívio social, arrumou suas coisas e partiu da natureza selvagem pra sua vida nova e verdadeira conforme lhe aberta as portas da percepção, mas o preço que se paga às vezes é alto de mais, como as águas do rio Teknalika, que tinham crescido assustadoramente impossibilitando sua volta. Não sabendo muito como agir nesta situação resolveu retornar ao ônibus e aguardar uma segunda ordem dos seus pensamentos, ou pelo menos um tempo mais até as águas baixarem novamente...foi quando ao se alimentar de frutos colhidos da natureza, provavelmente se intoxicou com algum veneno das sementes que havia pegado pelas redondezas, e como já estava enfraquecido pela precária alimentação, teve uma piora no seu quadro de saúde, deixando-o praticamente em estado inerte frente à morte.
Em seus últimos momentos de lucidez...talvez o comentário mais sensato e lúcido:

"FELICIDADE SÓ REAL QUANDO COMPARTILHADA.";

Seu adeus foi assim descrito por ele:
"TIVE UMA VIDA FELIZ E AGRADEÇO A DEUS. ADEUS E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!."

Meu comentário, rápido:
Temos o livre arbítrio de fazermos aquilo que bem entendermos da nossa vida, Chris fez isso, foi um aventureiro, buscou sua cura interior, teve falhas mas quem não as tem; A culpa não é de ninguém, ..."pois não adianta chamar quando alguém está perdido, procurando se encontrar"...Chris teve sua resposta, mas precisou morrer para encontrá-la, será que precisamos pagar com nossa própria vida pra saber que o essencial da vida está nos pequenos gestos, naquilo que compartilhamos com nosso próximo e na harmonia com Deus? Esta foi a vida escolhida por ele. Escolha a sua! Mas pense muito bem, pois sua escolha pode afetar a vida de outros.

Para ver mais fotos de Christopher J. McCandless clica aqui: http://www.christophermccandless.info/

Leia o Livro de Jon Krakauer

(Muito melhor que o filme)

...ou se preferir assista o filme: Into The Wild - Na Natureza Selvagem
Pra assistir por aqui é só clicar na capa do filme, e quando abrir clica na capa do filme de novo.


Citações de Músicas:
1)Raul Seixas - Só Pra Variar - Álbum 1980 - Abre-te Sésamo
2)Engenheiros do Hawaii - O Preço - Álbum 1996 - Gessinger Trio
3)Rita Lee - Ovelha Negra - Álbum 1975 - Fruto Proibido

Citações de Livros:
1) Herman Hesse - O Lôbo da Estepe

Obs.:Uma pequena homenagem nessa tragetória guerreira deste Supertramp;
duas músicas do filme:

Rise (tradução)
Eddie Vedder
...o mundo é assim,
você pode nunca saber
onde depositar toda a sua fé,
e como ela irá crescer ?

Vou me revoltar,
trazendo buracos negros e memórias obscuras.
Vou me revoltar,
transformando erros em ouro.

tal é a passagem do tempo
rápida demais para dobrar
e, de repente, engolida por sinais,
"Vede e Olhai"

vou me revoltar,
encontrar a minha direção magneticamente.
vou me revoltar,
jogar minha pressa na estrada

(Clipe da Música Rise com tradução)
___________________________________________________________
Guaranteed (tradução)
- Eddie Vedder
Garantido

Suplicar de Joelhos não é o caminho para ser livre
Levantando uma taça vazia, eu pergunto
silenciosamente.
Todo meus destinos irão aceitar aquele, que sou eu
Então eu posso respirar


Círculos, eles crescem e eles engolem
Metade de suas vidas, eles dizem boa noite para esposas, que nunca conhecerão
Uma mente cheia de perguntas, e um professor em minha
alma.
E assim vai...

Não se aproxime ou eu terei que ir
Segurando-me como a gravidade são lugares que puxam
Se houvesse alguem que me manteria em casa
Seria você...

Todos com quem cruzei, em gaiolas compraram.
Eles pensam de mim e meus viajens, mas eu nunca sou o que
eles pensaram.
Eu tenho as minhas indignações, mas sou puro em todos
os meus pensamentos.
Eu estou vivo...

Vento em meus cabelos, me sinto parte de todos os
lugares.
Abaixo de mim há uma estrada que desaparece
Tarde da noite eu ouço as arvores, elas estão cantando
com a morte

Sobre minha cabeça....

Deixe comigo enquanto encontro uma maneira de ser
Considere-me um satélite, sempre orbitando.
Eu conheci todas as regras, mas as regras não me
conheceram.
Garantido...



(Clipe Original da Música Guaranteed )

Nenhum comentário:

Postar um comentário