"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sábado, 16 de junho de 2012

***TRILHA DO PAI ZÉ - PE do Jaraguá - São Paulo/SP - 26/05/2012***


 
(Trilha do Pai Zé - Parque Estadual do Jaraguá)

Trilha: Trilha do Pai Zé - Data: 26/05/2012
Trilha de Nível: Alto
Parque Estadual do Jaraguá
Localização: Município de São Paulo
Extensão: 3,6 Km (ida e volta) + 1 Km (ida e volta, contando 484 degraus) até o Pico do Jaraguá 
Perfil Altitudinal: 780/1.135 metros
Percurso: +ou- 2 horas e 30 minutos 
Piso da Trilha: Terra e Rocha
Características Ambient
ais: Floresta Atlântica de Planalto, Campos de Altitude
Atrativos desta Trilha: Viveiro de Mudas, Playground, Transição de Vegetação (Campos de Altitude), Ponto mais Alto da Cidade de São Paulo (1.135 m.).

 
(...Início da trilha com piso de paralelepípido...)

ANÁLISE DA TRILHA: Pela equipe Rolando: PedraeAsfalto! foi a segunda vez que fizemos esta trilha, agora com um grupo de quatro participantes. Dentro do PE do Jaraguá, iniciamos esta trilha após a placa indicativa, subindo em piso de paralelepípido, que logo a frente se torna Mata Atlântica bem fechada.

 (...A equipe Rolando: Pedra e Asfalto!...)

 (...a Mata Atlântica, mais fechada...) 

Nessa caminhada passamos pelo Vale dos Palmitos, um riacho ao lado e depois de subirmos algumas rochas avistamos uma pequena capela que foi construída na época em que no local funcionava uma fazenda. Depois de andarmos mais alguns minutos subindo, chegamos na parte de transição da Mata Atlântica mais fechada para o campo sujo característico do Cerrado. Ali paramos pra nos hidratar e percebemos a mudança de temperatura.

(...uma borboleta-azul, colorindo o ambiente...)

 (...parte de transição, de Mata Atlântica para Cerrado...) 

Aqui a vegetação parece mais baixa (arbórea), a terra mais seca e ficamos debaixo de um sol escaldante, onde passar protetor solar nunca é demais. Em relação à 2010 quando fizemos esta trilha, achamos que ela ficou melhor demarcada, e foram colocados degraus de apoios em alguns trechos, o que na minha opinião ficou mais fácil e menos cansativo de se chegar até a Estrada Turística do Jaraguá, onde se termina a trilha do Pai Zé. Daqui já podemos avistar a região de Perus e o Pico do Papagaio (1.127m de altitude).

 (...existem apoios de degraus na súbida íngreme...)

 
(...Eu e o Pepê subindo em direção ao "Teto de Sampa"...)

 (...fim da trilha na Estrada Turística do Jaraguá, mas não do destino final...) 

Do fim da trilha do Pai Zé continuamos nossa aventura até o ponto culminante do Jaraguá, onde ficam as antenas de TV, numa altitude de 1.135m. Beirando a Estrada do Jaraguá, ainda subindo, chegamos até um espaço semelhante a uma área de diversão com infra-estrutura para o visitante. Lá avistamos os saguis que habitam o local e no primeiro mirante, tivemos a visão da parte oeste da grande São Paulo. Fotografamos e continuamos.

(...saguizinho habitante do parque...)

(...chegada ao 1º mirante; parte oeste da grande São Paulo...)

 (...180º da vista do mirante...)

(...terceira subida até o cume...)

Após tomarmos um lanchinho, irmos ao banheiro e descansarmos um pouco na parte alta do parque, ainda não contentes com a visão do primeiro mirante, resolvemos subir uma grande escadaria que eu e o Pepê contamos, que deu exatamente (242 degraus somente para subir, totalizando 484 degraus ida e volta). De lá a visão é ainda mais linda, do que o primeiro mirante e vertiginosa também. Ali podemos praticamente dizer que estivemos no ponto mais alto da cidade se São Paulo. Totalizando 1.135m de altitude atingida.

(...antena localizada no Pico do Jaraguá - 1.135m de altitude...)

 (...avistando o Pico do Papagaio - 1.127m de altitude...)
 
(...nossa segunda vez, no alto do Jaraguá...)

Depois dessa visão privilegiada e de camarote da cidade de Sampa, foi hora de retomarmos a trilha no sentido contrário, ou seja voltar por onde viemos. Descemos a escadaria da antena e pegamos novamente a trilha do Pai Zé. Para nossa surpresa durante a descida, encontramos com dois curumins da Aldeia Jaraguá-Itu, que nos vendo pediram dinheiro. Eles vivem em extrema pobreza e pedem esmolas, alguns como estes garotos que encontramos mantém os costumes e a língua guarani e outros ainda vivem de artesanato nas feiras da parte alta do parque. Tiramos algumas fotos com eles e pedimos pra eles traduzirem algumas palavras em guarani...muito show!, eles foram bastante atenciosos.

 (...Bruno e Rogério pequenos indiozinhos guaranis da Aldeia Jaraguá-Itu...)

Ainda na trilha é constante e bem fácil de avistar as aranhas fio-de-ouro por toda a parte da mata. Novamente alerto para se ter atenção principalmente na descida, que os pés estão cansados e qualquer descuido pode te prejudir ou causar um acidente. Foi uma trilha bastante cansativa, prepare-se física e psicologicamente para enfrentar os desafios desta aventura de trekking pela cidade de São Paulo. Obrigado pela leitura! Fábio V. Bravim.

 (...fêmea Nephila Clavipes - ou simplismente Aranha do fio-de-ouro...)

(...Missão cumprida...)

Obs.:  "Uma curiosidade: a Trilha do Pai Zé tem esse nome por ter sido um caminho utilizado no século passado pelos frequentadores de um centro espírita em que um médium incorporava um espírito identificado como Pai Zé." 
Caso queira mais informações sobre esta trilha, releia alguns artigos publicados no nosso Blog...
Link1:

2 comentários:

  1. Bom dia Ronaldo,

    gostei de suas informações sobre essa trilha.
    Recentemente eu e minha esposa estamos nos aventurando na pratica de trekking, e queremos fazer a Trilha do Pai Zé, será nossa 3° trilha em Parques Estaduais.
    Tenho duas perguntas: a descida é pelo mesmo caminho que a subida? qual o tempo médio total (ida e volta)? a oura pergunta é se é segura em relação a assaltos e coisas relacionadas a relação pública?

    Desde já agradeço a atenção.

    Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...Olá Renato!
      Bem, a trilha é um pouco cansativa, com uma subida bastante íngreme, a descida se faz pelo mesmo caminho...umas 2 horas e meia pra curtir bem o local...Eu já fiz esta trilha com minha namorada apenas e não me senti tão seguro naquela época...mas o ideal é não levar muitos pertences...tem muita gente caminhando por lá...espero ter ajudado!
      att Fábio

      Excluir