"Eu sou aquele que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores."
"O que importa na vida, não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!"
"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes."
(Cora Coralina)

Conheça o BLOG!

Rolando: Pedra e Asfalto!...é um BLOG que trata de assuntos relacionados à Natureza, Músicas, Esportes, Livros, Filmes, Fotografias, Entretenimentos e Notas entre outras coisas. "O TREKKING é o assunto principal".
A manutenção das informações aqui contidas, são de responsabilidade de seu criador; não tendo como finalidade a formação de opinião e sim um estilo próprio de conduta e liberdade de expressão! Boa Leitura!

"...Sim, há dois caminhos que você pode seguir, Mas na longa estrada, há sempre tempo de mudar o caminho que você segue, e isso me faz pensar..."(Stairway To Heaven - Jimmy Page; Robert Plant)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

***CACHOEIRA MAROMBA OU PISCINA NATURAL DO MAROMBA - Parque Nacional de Itatiaia - ITATIAIA/RJ - 11/07/2012***

 
(...Cachoeira do Maromba/Piscina Natural do Maromba - Parque Nacional de Itatiaia/RJ...)

Cachoeira: Cachoeira DO MAROMBA ou PISCINA NATURAL DO MAROMBA - 11/07/2012
Serra da Mantiqueira
Localização: Município de Itatiaia/RJ
Distância: 270 km de São Paulo
Localização Exata:  Parte Baixa do Parque
Queda Livre: 5 metros
Nascente: Rio Campo Belo
Entrada: Valor de R$ 11,00 (individual) para Brasileiros e R$ 22,00 (individual) para Estrangeiros. É permitido o banho de cachoeira.

 
(...placa de bifurcação e início da trilha até a piscina do Maromba...)

Trilha: Trilha da Cachoeira do Maromba/Piscina Natural do Maromba - 11/07/2012
Trilha de Nível: Médio
Extensão:  4,5 Km (ida até a Maromba e volta até o Centro de Visitantes)
Perfil Altitudinal: 1.100 metros
Percurso: +ou- 2 horas e 30 minutos
Piso da Trilha: Escadas de pedras e corrimão, terra e cascalho.
Fauna: A fauna da parte baixa é mais rica, propicia mais abrigo para mamíferos e algumas espécies de maior porte. Possui grande diversidade de pássaros.
Flora: Mata Atlântica com bromélias, orquídeas e samambaias. 
Atrativos desta Trilha: Fauna e flora da parte baixa do parque e cachoeira para banho.

 (...placa de alerta bem ao lado do início da descida do Maromba...)
 
ANÁLISE DA CACHOEIRA: Da Cachoeira Itaporani até a placa de bifurcação - retomamos a contagem da nossa trilha; a partir da bifurcação fomos até a Cachoeira do Maromba ou Piscina Natural do Maromba como escrito em algumas placas. Pela trilha até lá passamos pela ponte que dá acesso ao estacionamento onde vários carros se encontravam. Neste local tem até sanitários e isso é muito bacana. A trilha até a Piscina do Maromba inicia-se bem ao lado de uma placa de alerta.

 (...escadas de pedras e corrimão facilitam a trilha...)

   (...tem até um banquinho para descanso...)
 
  (...olhando a cachoeira por cima...)

A trilha até a piscina natural é feita por uma descida em escadas de pedra e corrimão, sendo acessível para diversas pessoas. A mata ali parece ser um pouco menos preservada devido ao fácil acesso e alguns vândalos. É fácil ver papéis pela trilha e pedras riscadas ou até pixadas. A parte boa é que para pessoas mais velhas ou com dificuldade de locomoção tem uma parada de descanso num banquinho no meio da trilha. Alguns outros alertas foram colocados pela trilha, para avisar sobre os riscos de caminhar nas pedras e nadar no local. Seguindo um pouco mais adiante já podemos vislumbrar a cachoeira por cima.

  (...faltando mais um lance de escadas, pra chegar na base...)

 
  (...a Piscina Natural do Maromba encanta...)

 
  (...bem que eu queria entrar, mas no Inverno, haja coragem...)
  
Continuando a descida ate a base da cachoeira, mais alguns lances de escada de pedras e estamos lá. Ali o rio se acalma para formar uma grande piscina natural. Tomando um certo cuidado caminhamos alguns metros pelas pedras e sentamos para tirar fotos e observar o lugar. Deixamos nossas coisas pelas pedras e contemplamos a formosura da natureza. Fiquei com vontade de entrar na água, mas a temperatura estava congelante, daí então me contentei em molhar os pés e a cabeça. Ficamos por alguns minutos só tomando um sol nas pedras como lagartos...hehehe...afinal estava muito frio e nesse momento o Astro Rei foi impressíndivel.

 
 (...deixando as coisas de lado...)

  (...tava muito gelada, mas deu pra molhar a cabeça e os pés...)

  (...sensação de querer mais...)

Como já estava ficando tarde e teríamos mais 3,5 km para caminhar em trekking, resolvemos arrumar as coisas e andar. Na volta as imagens do que vimos não saía de nossas cabeças e os pássaros que encontramos no caminho foram a trilha sonora da volta. Lugar mágico e divino. Cansamos um pouco pelo trekking, mas estávamos tão animados com o parque, que ainda fizemos uma visitinha no Centro de Visitantes. Ainda não contentes tiramos fotos da entrada do parque da parte baixa, mas estas ficam para uma outra postagem. Valeu pela leitura.
Abçs da equipe Rolando: PedraeAsfalto! Fábio e Ivani...aqui encerramos a postagem do primeiro dia de trekking...Valeu e até breve!!!

 (...retornaremos se Deus assim quiser!!!...)

2 comentários:

  1. Olá meu querido, demorei, mas voltei, um grande abraço e parabéns pela publicação, as paisagens são vislumbrandesm fica com Deus.

    ResponderExcluir